"Sou leitora assídua do seu blog. Trabalhei 12 anos numa empresa de seguros que fechou recentemente. Sou formada em economia, e estou desempregada. Nunca pensei que isto de facto me acontecesse. Achamos sempre que é uma hipótese para 'um dia'... mas bateu-me à porta. Ao contrario da leitora do post de ontem [SMTM# 3 de 5 de maio], eu não só, não sei fazer bolos, como não tenho nenhum plano B ao qual me possa dedicar.
Qual o plano para delinear uma estratégia para encontrar uma
nova fonte de rendimento?"
Mariana, esquece os bolos, please!
O que funciona para uma pessoa não funciona para todas. Além disso, se todos os desempregados se pusessem a fazer bolos, entraríamos numa concorrência tão perfeita, que todos estariam a vender o seu bolo, sem qualquer margem para se manterem no mercado...não ia resultar.
Tens 2 caminhos: ou o que achas que te vai tornar rica, e então deves procurar um nicho que ainda não esteja preenchido por nenhuma oferta e começar a explorá-lo; ou então, apostar em algo que gostas muito ou és muito boa a fazer e começar a abrir caminho (criar mercado).
Há algumas regras que há que ter em atenção:
Há algumas regras que há que ter em atenção:
1º Se fizeres o que gostas, não terás de trabalhar
Ou seja, posso mandar-te criar minhocas, porque há imenso mercado. Mas se não gostares de pecuária, ou de minhocas, vais "meter-te em trabalhos" e será pior do que trabalhar numa seguradora!
Por isso, e sabendo que ser empreendedora só resulta com paixão e com muita dedicação (leia-se, horas), pensa em algo que realmente te entusiasme....se não gostas de criancinhas não abras um infantário (se quiseres, investe num; mas que não seja um "próprio emprego");
2º Distingue o negócio do Hobby
Por muito que gostes de fazer algo, e vamos assumir que gostas imenso de moda, não abras uma loja multi-marca de luxo, só para teres acesso às malas mais baratas e para teres acesso às primeiras da coleção. Um negócio tem de ser sustentável (ou seja, tem que se sustentar a si próprio, e sustentar-te a ti). Senão, não é um negócio. É um hobby.
3º Satisfaz uma necessidade
Mais do que criar ou vender um produto/serviço que já existe, satisfaz uma necessidade que esteja por satisfazer.
Seja uma necessidade já existente, ou uma que seja criada (ex.: o smartphone criou uma necessidade: até aparecer o primeiro, ninguém precisava de tirar fotos com o telemóvel, ou aceder à internet!!).
Ou seja, não vendas um produto/serviço - resolve um problema. Se o fizeres, terás mercado garantido.
4º USP ou Unique Selling Proposition
É o que as escolas de gestão adoram dizer (do género de palavreado médico, só para os outros não entenderem), mas que não quer dizer mais do que Vantagem Única Competitiva - ou seja: que seja algo diferente e difícil de replicar pela concorrência.
Caso contrário, ou não tens sucesso e acaba aqui a história, ou se tens sucesso a tua ideia vai ser tão repentinamente copiada que vais entrar mais uma vez em concorrência com meio mundo e ser esmagada por um concorrente mais forte....e acaba aqui a história.
Por isso, sê diferente. Sê melhor!
Ideias de negócios que são promissoras?...amanhã eu digo!!!!
Ideias de negócios que são promissoras?...amanhã eu digo!!!!
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