1. Define objetivos
Até o gato da Alice do País das Maravilhas dizia: "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve". Eu acrescentaria, Para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho está errado....
É fácil não definires o caminho. Mais fácil ainda porque, mesmo que não chegues a lado nenhum, não terás ninguém a dizer-te que tomaste o caminho errado. Mas também não esperes o milagre de chegar a um lugar interessante!..provavelmente não vai ser.
2.Tu és responsável pela tua carreira
Por muito que tenhas um mentor, um chefe do mais porreiro, um sócio que é o melhor dos líderes, TU és responsável pelo teu percurso profissional. Ninguém, mas mesmo ninguém o vai fazer por ti. As decisões são tuas.
3. O momento certo é agora
Casar, ter filhos, pedir um aumento, mudar de emprego...achas que vai aparecer o momento certo? Desculpa desiludir-te, mas nunca será o momento certo. Se esperares o momento certo para teres um filho, nunca terás...ficas à espera da promoção e do aumento e do Mr. Right (e não, não aparecerá um Mr. Big na tua vida - até o Mr. Big tinha muitos defeitos, deixava a Carrie pendurada vezes de mais...e tu também tens defeitos!). Pedir um aumento? Hoje o chefe está mal-humorado, ontem estava eufórico demais, que nem ouvia ninguém...amanhã está stressado com aquela proposta que tem de apresentar....
Deixa de dar desculpas...se o momento certo não é hoje, é porque foi ontem!
4.Riscos fazem parte
Ninguém aprende a nadar fora da piscina...
Para aprenderes a nadar, tens de molhar-te e ires para dentro da piscina mesmo sem saber nadar....
e mais não digo, acho que percebes a ideia!
5. Reclamar com um objetivo
Antes de reclamares, resmungares, esperneares com alguém, pensa: "O que é que eu ganho com isto?" Se for só desabafo, é melhor que desabafes com um Padre ou com um Psicólogo! O resultado é melhor.
Se não consegues alterar a situação, reclamar com o chefe, só vai fazer com que se crie uma barreira entre os dois. Resmungar com um colega de trabalho só vai fazer com que seja muito menos aprazível trabalhar. As reclamações têm de ser construtivas. Tem de conseguir mudar o mundo! Caso contrário, não vale o esforço...
Pensa pelo lado inverso: o que pensas dos colegas de trabalho que reclamam porque o café está quente e que a comida demora a chegar e que o ar-condicionado está frio de mais e que ....ufffa! Eu afasto-me...não há pachorra!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo teu comentário!