terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Crescimento do mercado de luxo entre 10-15% anuais desde 1990 deve-se a aumento do poder de compra das pessoas!

Segundo o artigo de Mandel no jornal de Retalho e Serviços ao Consumidor, "o mercado de luxo tem-se tornado uma das indústrias com crescimento mais rápido do mundo, com uma taxa de crescimento aproximada entre10-15% anual desde 1990 [...]. O aumento das classes mais ricas nos países desenvolvidos, o aumento do poder de compra entre as mulheres trabalhadoras, os menores custos de produção e fatores sócio-culturais como a atenção dos media  para produtos de luxo têm afetado o crescimento do mercado de luxo"*

Será mesmo assim? Estamos todos a ficar mais ricos?
Ou a quebra dos custos de produção levam a que as marcas de luxo estejam a atrair consumidor de classes médias, para que sigam os estilos de vida dos mais ricos?
E o que a classe média está a comprar é luxo? Ou artigos de plástico made in China, com um bom Marketing e uma boa estratégia de comunicação?
....deixo a reflexão....

*Mandel et al, 2017; Journal of Retailing and Consumer Services - tradução livre

2 comentários:

  1. Less is more, cada vez mais a classe média alta começa a optar por ter 1 ou 2 malas de Luxo, principalmente modelos clássicos que sabemos são intemporais, em vez de 20 de marcas acessíveis acho que a razão é essa! bjs gostei

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  2. É tão isso.... cheguei a fazer um post só sobre a pechinchas e as tralhas que acumulamos com isso!!! :)
    http://chicemilionaria.blogspot.pt/2016/04/5-formas-de-as-pechinchas-sairem-muito.html

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