quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O medo de te expores proíbe-te de vencer

Uma amiga quer começar um negócio de prestação de serviços de consultoria por conta própria. Uma boa ideia, uma boa rede de contactos, bons conhecimentos. Mas não avança com a ideia...
Não consegue vender. Não consegue expor-se. Não consegue, perante a rede de contactos que tem dizer que tem um serviço bom para oferecer. É uma reação humana natural, eu acho...segundo consta, Darwin demorou 34 anos antes de expor a sua teoria à Academia....!

Procura de emprego

E atenção que isto não acontece só nos negócios...quantas de nós não conseguem arranjar um/outro emprego porque se "esconde" atrás do confortável CV enviado para uma empresa que não nos conhece...vai quase incógnito!
Não te importas de enviar porque sabes que quem está do outro lado não é o teu vizinho do lado. Senão, nem o envias. Não usas a tua rede de contactos. "Parece mal!"..."Não vou andar aqui a parecer que preciso de alguém para arranjar emprego". Não te expões. Não te "vendes".

Ideias de negócios

Quantas boas ideias de negócios já tiveste e não conseguiste que saíssem do papel?
Porquê? Porque tiveste medo de te expor. Tiveste medo da critica, tiveste medo de falhar, tiveste medo que alguém te olhasse de lado ou olhasse para a tua ideia como algo de menor valor....
É mais fácil ter um emprego, no qual estamos (mais uma vez) "escondidos" atrás de uma entidade patronal. Se alguma coisa não está bem, a culpa é do patrão, ou do chefe!

A maior parte das minhas amigas, com muito raras exceções, evitam os holofotes...preferem passar despercebidas...têm medo do julgamento dos outros, e isso não é bom....não as faz dar o salto, tomar iniciativas que poderiam tomar, fazê-las vencer obstáculos que tinham todas as condições para o fazer....

Como evitá-lo?

1º Estás bem acompanhada

Lembra-te que não estás sozinha. O teu medo é igual ao de toda a gente. Não te estás a expor demasiado. Quem não se expõe, não é porque seja melhor...antes pelo contrário...quem não se expõe é a tua amiga que vai precisar da tua ajuda, do teu empurraozinho a seguir!...

2º Usa o networking

Lembra-te sempre que o networking não é a "treta" da troca de cartoezinhos de visita...isso pouco tem a ver com networking....Com networking eu quero dizer "rede de contactos". Usa-a. Sem receios.
Lembra-te networking NÃO É QUEM TU CONHECES. É QUEM TE CONHECE. Para isso tens "milhentas" formas. Pessoas com quem já falaste, redes sociais....
Uma dica: sempre que alguém que "te interessa" te der um cartão de visita, no dia seguinte envia-lhe um sms do teu telefone com uma mensagem do género: "Gostei muito de a conhecer, vou guardar o seu número de telefone, guarde também o meu, pois se for como eu que não atendo números anónimos. Até ao nosso próximo encontro". É muito mais provável que a pessoa guarde o teu número de telefone e não mande pura e simplesmente o teu cartão de visita para o lixo.

3º Usa as Redes Sociais

Não penses nas redes sociais como publicidade. Se pensares como publicidade é muito menos eficaz e para quem tem medo de se expor é muito mais difícil...pensa antes como meio de comunicação....mas comunica muito...quanto mais comunicares, mais as pessoas te verão e mais verão o teu produto. Não vendas. Mostra!
Mostra fotos de como és, onde vais, com quem estás, com o teu produto...sem vendas!...

4º Porque é que te pareceu uma boa ideia?

Estas dúvidas geralmente aparecem quando a ideia já está meia amadurecida ou já está prontinha a por em prática, não é?...Pois...é quando elas doem!...Quando ficamos com medo da crítica, do julgamento....mas lembra-te e escreve porque é que te pareceu uma boa ideia no início. Ajuda se escreveres....Vais ver que há muito boas razões para ter sido uma boa ideia...e olha que foi!

5º O que é que tens a perder?

Credibilidade? Tens a certeza?
Reputação? Achas mesmo?
Olha que não....pensa melhor...se avançares com a ideia, pensa no melhor e no pior cenário.
O melhor cenário é veres o teu esforço recompensado. É veres o teu negócio montado, é veres o teu livro numa estante de uma livraria (mesmo que seja com um pseudónimo!!!!), é mudares de vida porque o teu negócio foi bem sucedido!
O pior cenário é...aquela "tua amiga" que vai dizer mal de ti, recalcada e invejosa dizer mal do projeto? Ela iria sempre dizer mal de qualquer coisa de ti...nem que fosse que escolheste mal o vestido para a festa de Natal da empresa...
A tua mãe vai criticar-te? A minha também...critica-me sempre que eu não tenho um emprego das 9 às 5 e não visto um vestidinho de primeira comunhão com soquete! Por isso, quem te iria criticar, vai criticar de qualquer forma...
Quem for tua amiga, valoriza o teu projeto e a única critica que fará é para que o melhores! Acredita!

6º Usa alguém como modelo

Achas que foi fácil para o Darwin dizer que o homem descendia do macaco? 34 anos...pobre homem....
Agora que ninguém se cala com o vídeo da Madonna: achas que foi fácil para ela expor-se no início da carreira?
Achas que foi fácil ao Mark Zuckerberg dizer aos amigos da Universidade: "Olhem, sou geek...inventei uma app que vai resolver os vossos problemas amorosos e vão conseguir começar a falar com miúdas giras aqui da faculdade!!!!"

Por isso miúda, sacode lá esse pó, ergue-te para o mundo e sê tu mesma. Não o que os outros acham que és!

1 comentário:

  1. Obrigada :-) só me fez ter a certeza do que faço. Custou a arrancar porque tinha medo de me expôr, do que os outros iam pensar.
    Mas este artigo ajuda a perder dúvidas, dá o empurrão a quem precisa. Obrigada

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