terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Se queres um negócio próprio

Quem nunca quis trabalhar por conta-própria?

Há muitos inconvenientes...incertezas e muitas dificuldades no início, trabalhar horas infinitas, ser a "Olívia patroa e "Olívia costureira" - ou seja fazer tudo o que há para fazer....mas também há muitas motivações para ter o próprio negócio:
- controlares o teu tempo; sentires que estás a trabalhar para ti; ganhar mais; orgulhares-te por construir algo para ti; trabalhares com quem queres; fazer as coisas como acreditas que devem ser feitas e não como o idiota do teu chefe disse; porque achas que és capaz...enfim you name it...

Mas não é só "apetece-me e pronto". Para que o negócio flua e cresça por ele, implica algum esforço de preparação.

1º Queres mesmo?

Em primeiro lugar, pensa mesmo se é isso que queres. Podes apenas querer ganhar dinheiro. Isso é uma coisa. Outra coisa é teres o teu próprio negócio. São duas coisas bem diferentes.
Há outras formas de ganhar dinheiro e ter o próprio negócio pode vir a dar dinheiro, mas também é uma grande fonte de trabalhos e preocupações. Por isso, pensa bem se querem mesmo. Não te quero desmotivar....só não quero que invistas dinheiro em algo que pode não ser bem aquilo que queres!

2º O quê?

Sempre ouvi dizer que se fizeres aquilo que gostas, nunca mais terás de trabalhar na vida...
Há dezenas de ideias, que vão desde restauração, a consultoria, comércio, serviços, negócios online... é uma questão de gosto e de volume de investimento inicial. Falamos disso depois...

3º É hobby ou é negócio?

Gosto não chega, ou seja, esquece o ponto 2....Não...não e para esquecer...claro que podes fazer o que gostas mas faz as contas...e eu dou sempre o exemplo das camisolas de lã: não é preciso fazer um Plano de Negócios, mas faz umas contas. Se gastares €50 em lã e levares 1 semana a tricotar (1 semana de ordenado mínimo nacional são €125), só de custos são €175...vais vender a camisola por quê €200? Quem a compra? Se não é rentável, não é negócio...gostas de fazer, então faz...mas é um hobby...
Gostas de fazer brinquinhos giríssimos de artesanato? Vendes 1 a cada 3 dias e ganhas €5? Boa! Vives com €50 por mês? Eu não... Gostas de fazer isso? Então faz...mas desculpa dizer-te: é um hobby, não é um negócio! Negócio é algo que te sustenta (e algo mais), hobby és tu que o sustentas!


4º Diferencia-te

Se estás a entrar no mercado tenta ser diferente (a melhor, a maior, a mais bonita, a mais fresca, a mais cabeluda, a mais careca, a mais azul, a mais amarela...), o que for...mas tens de atingir as pessoas que preferem "a mais azul!"... se não és "a mais azul", já há alguém a fazê-lo no mercado, e com capacidade instalada...por isso, não vais ser capaz de competir com quem já lá está se não fores melhor, ou "mais qualquer coisa"!

5º Define um nicho

"Ah e não posso vender para o mercado todo?" Podes...Mas quem atira em todas as direções não acerta em alvo nenhum..."aponta"/atira para o teu nicho de mercado ("as mais azuis") e depois vais vender principalmente a quem procura as mais azuis...mas vendes a todas as que te baterem à porta...
Como é que defines um nicho? Tenta por numa frase o teu produto, um adjetivo para o teu produto e 2 adjetivos do teu público. Por exemplo: Vendo "Livro de apoio para recém-solteiras auspiciosas!". Fica claro que o teu livro é um livro de apoio e dirige-se a quem teve algum desgosto e quer dar a volta por cima...e dizes de uma forma clara e sem meias palavras. Se vendes para outras pessoas? Claro. Mas são a estas que tens de dirigir todos os teus esforços. As outras vêm por "arrasto".

5ª Comunica para as azuis

Se te diferenciaste do resto da concorrência e definiste o teu nicho, fala diretamente para esse nicho. Pensa que definir um nicho estás a falar para uma pessoa concreta. Dá-lhe um nome, caracteriza-a. pensa que é a Suzette, a tua vizinha da frente. Solteira, gira, desinibida, fresca, gosta de moda e com poder de compra médio-alto. Sempre que falares com o teu público, pensa que estás a falar com a Suzette!

Agora arregaça as mangas, lápis e papel na mão, e se concordas com os pontos anteriores, começa a trabalhar!...

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