Isto só pode ser inventado por quem não tem dinheiro...
Se dinheiro fosse pecado, não estariam menções divinas inscritas no dinheiro...seria para quê? para santificar a espécie?
E os exemplos são mais que muitos...e não é só nas notas de dólar (que de certeza te lembraste quando comecei a falar do tema), senão vejamos:
EUA
como já referi, temos "In God we Trust" (Em Deus confiamos). Além de ser o "lema" dos EUA e apesar da separação do Estado e da Igreja, continua a figurar na maioria das moedas e notas de Dólar.Brasil
Também o Brasil tem a referência "Deus seja Louvado"...e apesar de muitas polémicas de colocar ou tentativas de remoção da referência, esta lá vai continuando nas notas de Real (note-se que já existia na moeda de cruzado, tendo sido introduzida pelo Presidente Sarney, e mantida nas novas notas de Real).
UK
A Rainha, como chefe da Igreja anglicana, não é de estranhar que se intitule como "By the Grace of God, Queen, Defender of the Faith" (pela Graça de Deus, Rainha, Defensora da Fé) e que mantenha o "Dieu et Mon Droit" no seu escudo de armas e consequentemente nas moedas de £1.
Canadá
Pela mesma ordem de razão e sendo a Rainha soberana de Estados como o Canadá, o mesmo se aplica ao dinheiro de países em que é soberana.
Holanda
Ah, pois é...nas moedas de €2 (sim, já estamos a falar da moeda europeia) temos a inscrição "God zij net ons", qualquer coisa como "Deus esteja connosco".
Portugal
Portugal não tem? De certeza? já reparaste nas moedas de cêntimos (1, 2 e 5 cêntimos)...já pensaste e nunca tiveste coragem de perguntar "mas que raio de arabesco é aquele na coroa da moeda?".
Pois bem, é o selo de armas de D. Afonso Henriques. Até aqui, tudo normal...o primeiro Rei de Portugal...mas o selo, é um selo Templário. Conseguimos perceber 3 inscrições: Por Tu GAL. Nome do país.
Este selo é tido como contendo uma mensagem templária...e percebe-se melhor analisando o escudo original. As inscrições do selo têm "POR" na vertical, "TU"/"TUO" na parte de cima do escudo e "GAL"/"GRAL" na parte de baixo do escudo. Podendo por isso ser lida como "PORTUGAL" ou "POR TUO GRAL" (pelo Teu Gral).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo teu comentário!