Uma amiga minha estava a ganhar mais como cake designer do que no seu emprego a tempo inteiro.
Quando lhe perguntei porque é que não se dedicava mais a sério "à coisa", disse-me:
"- Achas?! Que vou ser boleira! Deus me livre..."
Mas achas que não tens perfil de empreendedora?
"-Eu não andei a tirar um curso para fazer a vida a vender bolos!"
Comecei a perceber que era um sentimento comum...agora há a moda do empreendedorismo...mas não é a mesma coisa do que começar um pequeno negócio...
Apesar da moda do empreendedorismo ter ajudado a abrir um pouco as mentalidades ainda se nota a mentalidade de que o SUCESSO é ter um bom emprego numa multinacional! Ainda não é visto com bons olhos criar a própria empresa e começar pequeno (mesmo que a pensar em grande!).
O que por vezes se esquecem é que o Rockefeller começou por baixo...como ajudante de guarda-livros conseguiu algum dinheiro para entrar na sua primeira sociedade.
O Ralph Lauren vivia no Bronx. Trabalhava depois da escola e vendia gravatas feitas por ele aos colegas. Vergonha? Ninguém fala disso!...
O Ray Kroc (McDonalds) vendia máquinas para milkshakes até se interessar por hambúrgueres e comprar a primeira loja...
O Sam Walton (Wal-Mart), cresceu numa quinta e foi ardina para ajudar a família nas despesas. Pagou a própria faculdade enquanto trabalhava como vendedor de jornais, salva-vidas e empregado de mesa. Abriu, com algumas poupanças que tinha e com um empréstimo a sua primeira loja no Arkansas. Diferenciação: comprava grandes volumes que lhe permitiam obter preços baixos e vendia a baixo preço, atraindo clientela, o que lhe permitiu crescer.
Em Portugal? Olha o Mário Ferreira da Douro Azul (sim o do Shark Tank - que diz que vai ao espaço com a empresa do Richard Branson): nasceu em Leça da Palmeira, começou a trabalhar aos 14 anos, esteve emigrado em Inglaterra. Quando voltou ao Porto abriu um restaurante (Avó Miquinha). Só mais tarde comprou o primeiro barco. E só 4 anos depois fundou a Douro Azul!
Foi alguma vergonha?
Se ganhas dinheiro a fazer bolos ou a fazer croquetes, só tens que fazer bem, diferenciares-te, ter um modelo de negócio que te permita crescer.
Queres fazer bolos? Sê maior que a Dan-Cake, maior que a Nestlé!
Queres fazer maquilhagem? Sê melhor que a Estée Lauder, maior que a L'Oreal.
Queres fazer malas? Sê mais que a Hèrmes.
Queres ser advogada? Sê maior que a Baker & McKenzie.
Sim, porque se quiseres continuar a fazer bolos e croquetes para as amigas, podes continuar a fazer, mas não te invejo o futuro...
Os melhores começaram por algum lado.
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