quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Começar o ano com ideias de Negócios #4 Escrever um livro

Como prometido ontem, cá vai, na série #empreendedorismo. Escrever um Livro!
Escrever um livro pode não te tornar milionária. Principalmente em Portugal, mas se gostares de escrever pode tornar-se numa fonte de rendimento. Principalmente porque o trabalho inicial que tiveste deu-te prazer (por isso, não foi nenhum sacrifício) e depois, se conseguires lançar bem o livro, pode tornar-se uma fonte de rendimento adicional. Não digo a forma mais simpática, mas tudo o que é rendimento adicional, sem esforço, eu considero bom.
Como fazer?
Livro e e-book

1º Escrever  o livro

Óbvio. Mas se é apenas para teu prazer, podes escrever sobre aquilo que quiseres: até pode ser sobre a vida sexual das abelhas na Patagónia. Há muitos autores a queixarem-se que não vendem, mas também têm temas que não interessam ao Pápa!
Se é para ser fonte de rendimento, que seja algo que o público procure e que leia. O que é que um grupo considerável de amigas tuas gosta de ler? Quem compra mais livros? Pode ser um livro mais técnico, mas os menos artistas. O segmento de livros para crianças é enorme. Os autores mais ricos do mundo escrevem livros para crianças que os adultos gostam de ler. Vê aqui. Escolhe um público que compre livros e dirige o teu livro para esse público alvo.
A mesma história pode ser contada de várias maneiras, consoante o efeito que queres causar ao público a que se destina.
Escreve como as pessoas gostam de ler. O José Rodrigues dos Santos vai ser um Nobel? A Margarida Rebelo Pinto vai ser? Provavelmente não. Mas vendem livros que nem pãezinhos quentes. Porquê? Porque escrevem o que o seu público gosta de ler.

2º A capa

Tanto quando a opção é impressão em papel ou através de um e-book, a capa é fundamental. Tem de ser visual, chamativa e cuidado com os direitos de autor das imagens utilizadas. A capa é importantíssima pois é a "embalagem" do teu livro. Quem é que nunca ouviu "Não julgares o livro pela capa"? E porquê? Porque julgamos sempre o livro pela capa. Principalmente se não conhecemos o autor. O livro é o produto e a capa é a embalagem!

3º O ISBN

O ISBN é o International Standard Book Number e é aquele número (13 dígitos) que identifica o livro (título, país, editora e edição). Apesar de não ser obrigatório por lei, convém ter ISBN se pretendes que o teu livro seja vendido no comércio livreiro.
O pedido pode ser feito pela editora ou no site da Associação Poruguesa de Editoras e Livreiros (APEL). Geralmente o pedido é satisfeito rapidamente (dia seguinte à entrega do formulário  pagamento). Os custos de pedido de ISBN são de €15 + IVA, para editores não profissionais (valida os custos na página da APEL).


4º Editar o  livro

Tens duas opções:
1ª opção: Livro impresso: Tens editoras, desde as que têm serviço chave na mão: às quais propões o teu manuscrito e esperas que lhes agrade a tua escrita. Passa por um primeiro filtro de alguém que já conhece o mercado e sabe o que vende e o que não vende, publica-te o livro, provavelmente trata-te do lançamento e da distribuição. Tens menos risco, é mais difícil, mas é mais garantido. Nos primeiros tempos terás de andar de livro debaixo do braço a "bater de porta em porta", mas pode compensar o esforço.
E tens editoras em que editas sempre: És tu pagas para fazer a edição do livro, a paginação, o marketing, a distribuição...enfim...tudo à parte. Se quiseres assegurar que de certeza editas o livro e que o vendes entre amigos, estas últimas são claramente a escolha indicada. Mas provavelmente só vendes aos conhecidos. Se conheceres muita gente...boa sorte amiga!
No primeiro caso tens um acompanhamento e os serviços todos, incluindo a sugestão da capa, material de marketing, distribuição, divulgação, etc., o que ganhas em cada livro será concerteza mais baixo. Tu saberás qual é o teu objetivo e o que queres.
E tens imensas editoras no mercado, é só procurar na internet: A Chiado Editora, Editorial Presença, Livros Marcador, Clube de AutoresMagna Editora...procura...não faltam por aí...
2ª opção: Fazer em e-book. Um e-book não é diferente de qualquer outro livro a não ser pelo seu meio de publicação, por isso o teu livro pode ter qualquer tamanho, porque não tem que cumprir requisitos mínimos para ser impresso. A capa, lançamento, publicação...tudo é feito online.
Escolhe a melhor plataforma. De preferência para e-readers com KDP (Kindle Direct Publishing). Uma das plataformas mais conhecidas é o Kindle da Amazon. Esta plataforma permite que publiques gratuitamente no site do Kindle. Quem tiver um e-reader, pode aceder ao teu livro e tu recebes cerca de 70% do valor do e-book, desde que o teu livro seja entre $2,99 e $9,99. O inconveniente é que quem não tiver Kindle, não acede ao livro. Há ainda outros serviços como o Lulu e o Bookess. O serviço básico é grátis, mas pagas taxas por serviços adicionais (edição, publicidade). Há muitas outras plataformas e programas de publicação, uns gratuitos, outros pagos...é um mundo!

5º Lançamento

Não tenhas medo de transformar o lançamento do livro num evento. Será o primeiro momento e que as vendas dependem unicamente de ti. Aproveita o evento, uma data em que começas a vender o livro e a promover. É um bom momento de divulgação. Sem medo de te expores, convida todos os amigos e conhecidos e colegas e amigos de colegas, e amigos dos amigos dos colegas dos amigos, dos...tu entendeste!
Faz uma festa! E vende livros...não há quem não goste de receber um convite para uma vernissage ...é sempre um evento!...

6º Publicidade

Depois de tanto trabalho, publicar o livro e não fazer rigorosamente mais nada é pouco frutuoso. Mesmo que estejas apoiada numa editora, faz um pouco também por ti...Há serviços para ajudar a aumentar a visibilidade.
- Faz um (ou vários) evento de lançamento, com sessão de autógrafos para os teus contactos...e não te inibas...lembra-te que "O medo de te expores proíbe-te de venceres!"
- Usa redes sociais: divulga onde pode ser comprado fisicamente, o link onde que pode ser comprado.
- Faz publicidade indireta (fala sobre o teu livro sem o empurrar ao público - faz aguçar a curiosidade das outras Chics sobre o teu livro e ter uma vontade tão grande comprá-lo, como aos últimos Louboutin!
- Confia em ti e permite-te ser acessível, com momentos de Perguntas e Respostas virtuais sobre o livro.
- Envia cópias a bloggers que falam sobre livros, ou bloggers que falem sobre o tema do teu livro. Entra em contacto com blogs literários.

E depois deixa o rendimento fluir....

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