Vou começar por dizer que exige bastante empenho, como o negócio físico, no entanto, os negócios on-line estão a ser cada vez mais pois tem inúmeras vantagens face ao negócio brick and mortar (com presença física).
Vantagens do negócio on-line
1º Investimento inicial é menor
O investimento inicial é menor. Não há investimento em edifícios, escritórios, lojas, ou local de atendimento. Poderá haver investimento em armazéns logísticos, mas é algo comum ao negócio físico. Também o número de pessoas de atendimento pode ser reduzido. A capacidade de resposta deve ser elevada, mas não implica a presença física de pessoas em "tempos mortos".
2º É um canal em crescimento
Tendencialmente e de acordo com estudos das mais variadas entidades, o canal on-line tem vindo a ganhar espaço e perspetiva-se que continue a ganhar quota face ao canal físico. As pessoas cada vez mais fazem as compras de supermercado on-line, compram gadgets e livros on-line, roupa on-line...é mais prático, perdem menos tempo e as facilidades de devolução tornaram o canal confiável.
3º O mercado é potencialmente maior
Se tiveres uma loja aberta, mesmo que seja num centro comercial de grande passagem, os teus clientes serão "só" os utentes do centro comercial. Na internet, os teus clientes é o mundo inteiro. Só tens que fazer com que o mundo inteiro passe na tua loja. É mais fácil ao alcance de um computador do que ao alcance de uma hipotética viagem de milhares de quilómetros!
4º Dependes mais de ti do que de outros
O negócio está literalmente nas tuas mãos. Claro que podes delegar tudo (e em determinadas fases, deves). Mas desde a criação do negócio, à logística, ao marketing, às finanças...tudo pode depender de ti!
Como começar um negócio on-line?
1º Planear e estudar o teu mercado
Querida, sempre ouvi dizer: "Quem falha a planear, planeia falhar!"...lá porque é on-line e o investimento é menor, não há cá "vai-se vendo" ou "vai-se fazendo!". É meio caminho andado para dar um tiro em cada pé e não chegar a lado nenhum.
O que queres fazer? O que queres vender? A quem queres vender? Que mensagem queres passar? Como queres lá chegar?
Calendariza todas as etapas e tarefas antes de fazer qualquer outra coisa.
Tal como num negócio físico, conhece o teu mercado (quem é, qual o tamanho), os teus clientes, quem são os teus concorrentes, quem são os teus melhores fornecedores. Faz um plano do teu negócio!
2º Define o teu modelo de negócio
Como vais "captar" clientes?
Podes fazer anúncios pagos nos motores de busca que nem uma louca - o teu negócio se está a começar não me parece que seja a melhor estratégia...até porque com os teus conhecimentos (por muitos tutoriais que existam na net) vais apontar para o Porto e acertar em Faro!
Podes escolher, muito especificamente uma influenciadora que fale no teu produto (sai mais barato que a primeira estratégia).
Podes fazer o mesmo que fez, por exemplo a Ilentes, que instalou-se no Brasil e comprou 6 domínios com alguma afluência e todos eles reencaminhavam para o seu domínio principal - ao fim de um ano de atividade a vender lentes de contacto, estava a faturar 1 milhão de Reais...mas pode ser caro comprar domínios com afluência.
O modelo de negócio da Uber também é um modelo de negócio on-line e é totalmente diferente. Baseia-se num comissionamento. O modelo de negócio das revistas e publicações passam pela publicidade...o teu, tens de definir.
O modelo de negócio da Uber também é um modelo de negócio on-line e é totalmente diferente. Baseia-se num comissionamento. O modelo de negócio das revistas e publicações passam pela publicidade...o teu, tens de definir.
3º Storytelling
Toda a gente gosta de uma boa história. Se a tua marca tiver uma história para contar, envolve o cliente. Ajuda o cliente a lembrar-se do produto, da marca, a diferenciá-lo e a envolver-se emocionalmente.4º Cria um bom site de vendas
Boa navegação, clean, fácil de utilizar, intuitivo. De preferência com uma loja (shoping)
Primeiro deves preocupar-te em registar o domínio (o nome do site - .pt, .com). Garantir que é teu. Assim como o alojamento (onde fica "guardado").
Há os sites pagos e os gratuitos. Já há sites gratuitos que permitem que tenhas um domínio próprio e além disso ainda tenhas acesso a contas de e-mail com o domínio da tua empresa. Por exemplo, a empresa Chic, com o domínio chic.pt e o mail geral@chic.pt. É mais profissional do que um e-Mail chic@gmail.com!!!
A desvantagem dos sites gratuitos é que tens modelos pré-definidos de sites. Ou seja, tens que te restringir aos modelos pré-definidos. Nos pagos, podes fazer praticamente o que quiseres....
Há os sites pagos e os gratuitos. Já há sites gratuitos que permitem que tenhas um domínio próprio e além disso ainda tenhas acesso a contas de e-mail com o domínio da tua empresa. Por exemplo, a empresa Chic, com o domínio chic.pt e o mail geral@chic.pt. É mais profissional do que um e-Mail chic@gmail.com!!!
A desvantagem dos sites gratuitos é que tens modelos pré-definidos de sites. Ou seja, tens que te restringir aos modelos pré-definidos. Nos pagos, podes fazer praticamente o que quiseres....
5º Loja virtual
Sim, se queres vender on-line o melhor mesmo é ter uma loja virtual incluída. E deves ter um gateway de pagamento. Dos mais seguros e conhecidos é o PayPal. Faz todo o sentido de modo a teres um modo seguro de teres o recebimento das tuas vendas e dos teus clientes se sentirem seguros a fazerem os pagamentos.6º Comunica, promove e vende, vende, vende
Lá por ser on-line, não basta por o site "no ar" e ficar à espera que as encomendas comecem a chegar. Há que comunicar sem medos. Dá a conhecer o teu negócio. Promove-o junto de todos os teus conhecidos. Usa as redes sociais. Usa estratégias de Marketing Digital.
Dependendo do tipo de negócio, faz sentido estar em todas as redes sociais? Se calhar não, até porque não tens tempo de gerir todas.
Se tens algum dinheiro para investir em marketing talvez seja mais bem aplicado se for aplicado por alguém que conheça estratégias de SEO (como fazer o teu negócio aparecer nas pesquisas, nos feed de notícias), do que aplicar "cegamente" em publicidade.
Dependendo do tipo de negócio, faz sentido estar em todas as redes sociais? Se calhar não, até porque não tens tempo de gerir todas.
Se tens algum dinheiro para investir em marketing talvez seja mais bem aplicado se for aplicado por alguém que conheça estratégias de SEO (como fazer o teu negócio aparecer nas pesquisas, nos feed de notícias), do que aplicar "cegamente" em publicidade.
Dificuldades comuns num negócio on-line
Ideias inviáveis
Como não há grandes investimentos à partida, acontecem muitos "arranques por impulso". Acontece que nunca chegaste a ver se havia mercado, se as pessoas queriam o teu produto, se já havia muitos concorrentes, se o teu produto era diferente. Do género..."Olha, a KikiWeb está a vender licores. Eu gosto de fazer licores, Tenho jeitinho. Vou fazer uma página de Facebook e por-me a vender.". Toca a comprar garrafas, aguardente, açúcar...e o que mais for, investir um bocado em publicidade e não percebo porque é que não vendo os meus licores.On-line ou não, já aqui disse muitas vezes, até pode não ser preciso um Plano de Negócio. Umas "contas à merceeiro" às vezes chegam. Um negócio de fazer camisolas de tricot à mão não me parece um bom negócio! Basta fazer contas....
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