Quanto custa o meu tempo? Quanto custa o meu produto?
Temos sempre algo para vender: o nosso trabalho, o nosso tempo, o nosso produto. Muitas vezes perguntas qual é o preço do teu trabalho, ou do teu produto. Não sabes.Acabas por aceitar que o preço do teu trabalho é o que pagam por ele... Ok...é uma decisão tua...
Quando tens um produto ou um serviço para por no mercado, torna-se um pouco mais complicado...
Não é boa ideia perguntares ao cliente quanto quer pagar pela hora de Personal Trainer que estás a oferecer, pois não?
Mais ridículo ainda te parece se estiveres a vender malas e quando a cliente perguntasse: "Quanto custa?", tu respondias "Bem não sei. A última vendi a €50..., mas quero vender e estou disposta a negociar, não sei quanto é que está a oferecer....!"
Mas é isto que fazes numa entrevista de emprego, certo? Pois é....
Infelizmente na escola ensinam-te matemática, mas não te ensinam como dar preços às coisas.
Teoricamente há 3 métodos para dar um preço a um produto ou um serviço....e sim. Estou a falar também para ti empreendedora que estás a lançar o TEU produto no mercado e não sabe que preço há-de colocar na etiqueta:
1º Valorização do produto/serviço
Basicamente é o Santo Graal. Ou seja é o que todos gostaríamos de saber e nem sempre se acerta. Uma forma de atribuir preço ao teu produto é saber qual o valor acrescentado que ele tem para quem o está a comprar. Ou no limite, qual o valor que quem o está a comprar estaria disposto a pagar para o obter.Claro que aqui tirarias o máximo benefício da outra parte, mas ou conheces muito bem o mercado, ou tens uma equipa de estudos de mercado a trabalhar para ti, ou encaras a realidade e pura e simplesmente não sabes.
2º Valorização de Custos
Vais lá pelo que te custou obter...ou seja, se for um produto calculas quanto te custa o produto (custos de produzir diretamente e ainda todos os custos de comercialização, de trabalho, de marketing...enfim absolutamente tudo e pões uma margem do mercado.3º Valorização da Concorrência
Analisa o valor de produtos semelhantes no mercado e tenta nivelar o preço, sendo que não te aconselho a entrar em guerra de preços (ou seja, tornar-te competitivo, ou melhor que os concorrentes porque és mais barato - geralmente, ou perdem todos, ou quem já está instalado ganha!).Como o 1º é complicado...a conjunção do 2º e 3º método podem ser uma boa prática!
Depois de falar destas 3 formas de atribuir preço há outras 2 estratégias que se usam muito em marketing e que têm a ver com o preço:
Efeito doação (endowment effect)
Este efeito explica-se melhor contando uma história: fez-se uma experiência em que se mostrou a um grupo de transeuntes (um de cada vez) uma miniatura da estátua da Liberdade, e perguntou-se: "Quanto acha que vale?". As respostas variaram entre $1 e $2.A seguir deram (ofereceram) a mesma miniatura da estátua da Liberdade a outro grupo de transeuntes e voltaram a perguntar "Quanto acha que vale?". Já na posse da bugiganga, os transeuntes valorizaram a estátua entre $5 e $7. Ou seja pelo facto de lhes pertencer acharam que valia mais.
Esta é a razão de muitos comerciantes terem políticas de devoluções bastante flexíveis. As taxas de devolução costumam ser muito baixas e as pessoas tendem a valorizar mais produtos que já possuem. Por isso, "Leve agora e tem 30 dias para pensar" ou "No mês experimental só paga, se ficar satisfeito", ajuda e muito a vender e ajuda na altura de definição do preço.
Desconto Invertido
Políticas de descontos podem vir a ser uma bomba que rebenta na própria mão...clientes que só compram em períodos de descontos, clientes que esperam épocas de saldos porque é costume, clientes que ficam (muito) aborrecidos porque fizeste descontos na semana seguinte a eles terem comprado (já me aconteceu em lojas em Nova York, eu mostrar-me aborrecida por ter comprado no dia anterior à entrada em descontos e eles devolverem-me a diferença, sem pestanejar!...tudo para manter o cliente satisfeito - mesmo desconfiando que eu era cliente eventual...).Muitos negócios, sempre que é possível adotam a estratégia de desconto invertido, que é, e explicando novamente com um exemplo que também assististe, o que fez a Web Summit: "Se te inscreveres até ao fim do mês são €330, depois passa a €600". Passado um tempo, "Se te inscreveres até ao fim do mês são €600, depois passa a €800"...ou seja, crias o sentido de urgência na compra e ainda o sentimento de que o teu cliente fez um grande negócio porque comprou ao preço mais barato!
Nem tudo se aplica a todas as profissões ou a todos os produtos...mas ficam as dicas!
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