Luxottica - Leonardo Del Vecchio |
Tudo começou com Leonardo Del Vecchio (sim, é este o Rei dos óculos! - não é o senhor da feira de Carcavelos!). O pai dele morreu 5 meses antes dele nascer. E a mãe, com dificuldades financeiras, teve de pedir apoio a um orfanato para criá-lo.
Ele começou como aprendiz de um fabricante de ferramentas e moldes, mas decidiu utilizar as suas competências para começar a fabricar peças para óculos.
Em 1961 abriu, com outros sócios, uma pequena empresa em Agordo, no norte de Itália, onde se localizavam algumas fábricas de óculos.
Em 1967 começou a vender armações com a marca Luxottica.
A qualidade e o sucesso das armações foi surgindo e em 1971 começou a assinar contratos de fabrico para outras marcas.
Em 1981 deu início ao grande processo de internacionalização começando pela primeira filial na Alemanha.
No final dos anos 80, começou a fazer contratos para ober licenças de designers e estilistas. O primeiro foi a Armani, em 1988. Depois desta, todas as outras.
A empresa tornou-se cotada na Bolsa de Nova York em 1990 e em Milão em 2000. Estas entradas de capital permitiram a aquisição de novas marcas como a Vogue (1990), a Persol (1995), a Ray-Ban (2001) e outras: Dolce&Gabanna, Versage, Bulgari...you name it...
Em 2014 foi anunciada a parceria da Luxótica com a Google para desenvolvimento dos Google Glasses.
Já este ano (2017) anunciaram a fusão com a francesa Essilor (também proprietária da Varilux e Trasition) fez com que as ações da empresa disparassem 8% num só dia!
O senhor tem 81 anos e continua a fazer a empresa crescer, com as estratégias certas e com a ambição que muitos de 20 anos (e mesmo sem serem o segundo homem mais rico de Itália, que já podia estar em casa sentado no sofá e de chinelos) não têm...Aprendam miúdas!...
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