sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Quem nasceu para lagartixa, nunca chega a jacaré! - As redes de networking

Há empregos que nos fazem ser lagartixas toda a vida!
O estado instalado. O ter um emprego. O ter um salário...por muito que se queixem que têm muito trabalho...


E mesmo quando as oportunidades são colocadas no colo dessas pessoas, pura e simplesmente não têm espírito empreendedor. Mesmo que isso signifique não sacrificar nada do que já têm.
Pura e simplesmente, vão-se deixando ficar....sem espírito de iniciativa, achando que vão mudar o mundo por terem um título.
Ontem estive num encontro de uma associação de jovens empreendedores.
Chic & Milionária
Evento de Networking
Uma associação que podia e devia ser dinâmica, ajudar novos empreendedores, mentoring a novos membros, consulting de gestão e legal a quem está a entrar.
Estas associações são como aquelas listas de associações de estudantes que já todos vimos/participámos:
-Há as listas que juntam-se de vez em quando e fazem uns mini-encontros, para o convívio! - Fantástico...animado...mas sem grande valor acrescentado.
- Há as listas atraem novos membros, fazem atividades de animação (também), criam clubes de interesse, clubes de empreendedorismo, em que se estimulam mutuamente a crescer nas áreas de interesse de cada um, com troca de experiências e entre-ajuda.

As lagartixas

Quando o presidente de uma associação já tem aquilo que quer (o cargo para aparecer no CV), e não tem espírito empreendedor, para sair do seu estado instalado, nunca será um bom presidente. Não vai fazer nada pela rede para que esta cresça e seja dinâmica.

As raposas

Depois, no lado oposto há ainda o que eu chamo de oportunistas. Os que não têm emprego (ou não é grande coisa), nem ideia para lançar o próprio negócio resolvem lançar "Redes de Networking". Juntam o pessoal, num chamariz que é para criar uma rede de contactos, fazem uns pequenos almoços e vão cobrando quotas e taxas de inscrições nos eventos e worshops. Isto faz dessas redes o próprio negócio dos seus mentores.

Os jacarés

Chic & Milionária
Chic & Milionária
Será que não pode haver um meio-termo? Será que dinamizar uma associação de empreendedorismo tem de ter a vertente do lucro direto e não a visão de criar realmente a rede de contactos necessária para crescer como verdadeiros empresários? Conseguir leads de negócios, parceiros, trocas de experiências. Será que ninguém está interessado nisto?
Não entendo...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!