terça-feira, 29 de março de 2016

Para me tornar milionária...

Ser milionária é antes de tudo uma atitude. 
Uma atitude com a vida e com o dinheiro...

Já dizia o Bill Gates: "Não tens culpa de nascer pobre, mas tens culpa se morreres pobre!"

Eu estou resolvida a consegui-lo. Eis algumas dicas que estou a seguir: as boas práticas passam por alguns passos:
1.    Vários fluxos de rendimento
Todos os milionários que eu conheço têm mais do que um fluxo de rendimento e nenhum tem apenas o seu emprego das 9 às 5! Por isso, toca a por o dinheiro a chegar-nos de várias formas (ver post “Rendimento sem esforço...ou quase...”). Eu tenho 4!
2. Viver abaixo das possibilidades
Viver abaixo das possibilidades não é, como a maioria pensa, consumir menos do que consome agora. Há duas formas de o fazer: ou reduzes o que consome (o que não é nada chic nem agradável e a forma como os não milionários abordam este princípio) ou para cada desejo novo, crio uma forma de o financiar! “Ah e tal...quero um iPad novo!...Ok. Tenho que arranjar uma forma de financiar aqueles euritos para o comprar” Com crédito?....nunca! Terá de ser um novo fluxo de rendimento!
Ah! e deixa de ser impulsivo nas compras e distinguir claramente entre Necessidades e Desejos! O Warren Buffet ainda vive na mesma casa que comprou em 1958 e o presidente da Apple continua a viajar em classe comercial.

3.    Crédito só para investimento
Se algo não me dá rendimento, então não tenho como pagar o crédito. Sem cartões de crédito (que não sejam pagos a 100%), sem crédito para férias...se não conseguiste juntar dinheiro para as férias durante os últimos meses, como pensas conseguir obtê-lo para pagar o crédito?
Antecipadamente começa a por dinheiro de parte como se tivesses a pagar um crédito. Se te for difícil, automatiza a transferência para uma conta à parte assim que receberes o teu salário.

4.    Automatiza o investimento
Há formas de o fazer sem gastar muito tempo nisso. Desde as mais simples (automaticamente transferir um montante assim que receber o salário para uma conta de investimento – apesar de simples e não ter um retorno fantástico).
Os milionários investem com frequência e é um hábito adquirido!

5.    Mantém o rasto das despesas
Sabes quanto estás a gastar nas tuas despesas? Um milionário sabe. Não é difícil. Basta
que olhes para o último mês e vejas em que é que gastaste o dinheiro. Vais ver que
algum dele foi desperdiçado e até te podia ajudar a cumprir a dica seguinte....

6.    Poupa 10% de todos os teus rendimentos...pelo menos!
Sim. Não é muito! Se o Estado inventasse aumentar os impostos mais 10% (novo IPP – Imposto Para Poupança), nós estrabuxavamos um bocado mas pagávamos...
Se queres ser milionária, tens que o fazer! Ah! e paga-te a ti primeiro: se retirares o montante a poupar no início do mês é muito mais efetivo do que o fizeres no final (quando já nada sobrou!).

7. Investe na tua educação
Não necessariamente educação formal. Muitos milionários ganharam a sua fortuna sem ter um diploma universitário (também ajuda, mas não é essencial). Quase todos eles lêem muito sobre o tema que querem dominar. E aqui não há outra forma de o fazer.
Além de livros, físicos e on-line à muitos cursos na net de excelente qualidade (ex. Coursera ou Platzi – vê o meu post “Aprende-se tudo grátis na internet”).

8.    Tempo é o teu bem mais precioso
Um milionário não vende o seu tempo por trocos. Sempre ouvi dizer “if you pay peanuts you get monkeys” (se pagas amendoins, consegues macacos).

#chicemilionária, #dinheiro, #dicas, #enriquecer

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!