quarta-feira, 15 de junho de 2016

Como estamos a tornar "os outros" ricos! - De que lado queres estar?

Por mais que nos digam que não deve ser assim, a maior parte de nós ainda continua a viver na corda bamba, em cima do limite do seu salário, ou pior ainda, em cima dos limites dos cartões de crédito.
Há quem aplauda esta atitude: quem te está a financiar! Que vai ganhando com o teu crédito, ou ainda melhor, com o teu incumprimento! Cada vez que não cumpres com uma prestação até "os pelinhos pequeninos batem palmas!"
ganhar dinheiro na net

De que lado queres estar? Dos que cometem erros financeiros? ou dos que não cometem?

Os principais erros financeiros que cometemos:

1. Incorrer em dívidas que não se pagam a si mesmas

Ou seja, nenhumas: ou incorres numa dívida para investir, em que o retorno do investimento paga a própria dívida, ou é estúpido incorreres em dívida.
Estás a pagar mais caro (e muito) pelo mesmo produto SÓ para poderes consumi-lo um pouco mais cedo. Não podes comprar um carro hoje? Não compres. Não podes pagar uma casa com 2 quartos? Compra com 1. Não podes comprar um iPhone? Compra um xomanhomanhó! Não podes comprar? Não compres.

2. Não conhecer as dívidas em detalhe

Quase todas temos, pelo menos, um crédito à habitação. Sabes qual é o spread do teu crédito? Sabes quais os custos de pagá-lo antecipadamente? Sabes as implicações de pedir uma alteração ao contrato?

Não precisas de ser especialista financeira. Não precisas ser exata. Mas faz, pelo menos umas "contas à merceeiro" e vê os impactos e custos das tuas decisões (Vê mais detalhes no post Contas à Merceeiro).

3. Achar que um dia vamos ter pensão de velhice

Esquece! Isso é para os nossos pais. Apesar de se queixarem que baixaram a pensão e que cortaram aqui e ali, ainda vão tendo alguma coisa. TU NÃO VAIS TER NADA! Por isso, das três, uma: ou vais ter filhos ricos que te sustentem (pouco provável, diria eu), vais trabalhar até morrer (o mais provável, mesmo que estejas com Alzheimer ou cega dos dois olhinhos!), ou tomas a decisão inteligente e começas a fazer já a tua reserva privada (e é bom que faças contas para ver quanto precisas para viver e quanto precisas amealhar até te reformares). E paga-te a ti primeiro: não esperes que sobre alguma coisa no fim do mês porque não vai sobrar! Põe de lado no assim que recebes!

4. Não discutir abertamente sobre dinheiro em família

Se vais casar, dinheiro não pode ser um tabu. Fala abertamente sobre dinheiro com o teu parceiro. Ambos têm de ter os mesmos objetivos e projetos de vida, senão, é provável que a coisa dê para o torto!
Se tens filhos, a partir dos 2 anos podes começar a falar com eles sobre dinheiro sem tabus. Dás-lhes uma moeda de €1 e eles têm de decidir se querem um bolo ou uma bola da máquina das bolas! Nunca faças como a minha amiga que dizia: "Ah! Não falo sobre dinheiro com os meus filhos. Eles são pequenos e têm tempo para se preocuparem com isto!" - Hoje cresceram e não sabem fazer escolhas nem gerir o seu próprio dinheiro, nem fazê-lo crescer! Azar! (das crianças, infelizmente!)

5. Não ter um fundo de emergência

Se amanhã tiveres um problema com o carro, ou uma doença (nem precisa de ser muito grave), como fazes? Se ficares sem emprego? Andas aos caídos?
Faz todo o sentido teres um fundo de emergência. Emergência é isso mesmo: emergência: para ser gasto em caso de última necessidade. 
Nota de autora: sapatos novos ou uma mala nova da Michael Kors não é uma emergência! Por mais apaixonante que seja!

6. Ter apenas uma fonte de rendimento

Também já fiz aqui um post sobre isto, mas volto a falar sobre o assunto. Não é inteligente depender de uma única fonte de rendimento.
Nem o emprego mais seguro do mundo é seguro. Se tiveres várias fontes de rendimento é uma segurança enorme. Uma liberdade sem fim...
De preferência uma fonte de rendimento passiva, pois trabalhar full-time em dois empregos pode ser extremamente esgotante!!!!
Até trabalhadores por conta de outrem podem melhorar a sua vida financeira, a sua segurança e a sua independência se tiverem outras fontes de rendimento. Não ponhas todos os ovos no mesmo cesto!

7. Deixar de aprender mais

"Aprender até morrer" já a minha avó dizia. Investe em ti. Lê muito. Não precisas gastar muito dinheiro. Com os recursos que há online podes aprender sempre mais. Há ótimos cursos online sobre tudo (e muitas vezes gratuitos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!