quarta-feira, 22 de março de 2017

Trabalhar muito não significa trabalhar o tempo todo...

Quem trabalha muitas horas, ou é incompetente ou é estúpido!...ou não gosta da sua vida pessoal que tem...
Vamos lá a desmistificar a coisa...

Uma coisa é ser produtivo, outra é trabalhar muitas horas.
Trabalhar muitas horas é, em muitos países, sinónimo de incompetência.
Por cá, trabalhar muitas horas é sinónimo de status profissional! Prova social de prosperidade. Eu acrescentaria: status profissional dos otários!
Pessoas felizes e confiantes são mais produtivas porque estão mais motivadas.
Ficar no emprego mais horas porque parece mal sair cedo ou estar permanentemente contactável, revela falta de confiança.
Já conheci muitas pessoas  que ficam mais horas no emprego porque se alguém perceber que tudo realmente funciona bem sem elas, são capazes de não conseguir justificar o emprego que têm!
É esse emprego que queres? Um que tens de fingir a competência que não tens?
Como sair desta armadilha para ratinhos na roda?

1º Foca-te em resultados

Liberta-te da prisão que é fazer tudo em função do das 9 às ... Pergunta antes: o que é que tenho que entregar a seguir? Focando-te nos resultados, altera os processos para que seja mais eficiente e planeia as tuas necessidades.

2º Não te comprometas com o que não podes fazer

Planeia o que tens para fazer e compromete-te com o que realmente podes entregar, Dá o exemplo aos outros.

3º Cria o hábito da boa gestão

Se estás sistematicamente a trabalhar mais horas do que deves, ou não sabes gerir o tempo, ou não sabes gerir tarefas. Aprende a gerir o teu tempo. Sem vergonha por ser o primeiro a sair. E sem vergonha de não parecer que o mundo não depende de ti. Deixa-me dizer-te um segredo só entre nós: o mundo não depende de ti. Nem de ti nem do Presidente dos EUA...O mundo já existia antes de todos nós nascermos e vai continuar a existir depois de todos morrermos! (sorry, mas é a realidade)!

4º Percebe o que é que cria produtividade

De certeza que não são horas. A minha filha pode estar a estudar uma tarde inteira, mas está a olhar para as moscas, para a televisão...o que seja. Da última vez que conversei com ela pedi-lhe que estudasse menos! Acho que nenhum pai faz isto...eu fiz. Eu queria que ela realmente estudasse menos horas, ou melhor, passasse menos horas em frente aos livros. Mas quando estivesse empenhada, estivesse realmente concentrada, como se não existisse mundo além daquilo que estava a fazer.

5º Sair a horas não parece mal. Parece eficiente

E isto é algo que alguns já perceberam, mas a maioria da população ainda não...dá-lhes tempo. Há uns anos também ninguém corria ou fazia desporto. Hoje é só vê-los a passar todos artilhados e equipados!

6º Permanentemente contactável não é permanentemente disponível

Hoje em dia há muito a tendência que todos têm de estar permanentemente contactáveis e a ver e responder eMails 24 x 7. Os telemóveis e tablets tornaram-nos contactáveis a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana. Paciência. Eu estou sempre contactável, sim...mas não estou sempre disponível. Não tenho que ver e responder eMails quando estou de férias...era o que mais faltava. Se estou de férias, alguém tem de ser o meu backup. Alguém tem que resolver por mim. E bem. E fim-de-semana...? Por favor: eu não sou padre para dar a extrema-unção ao sábado! És médica? Está bem...estás de folga...o paciente que vá às urgências...NÃO HÁ DESCULPA. O teu caso não é especial. Desculpa, mas não é.

Se estás sempre contactável, acabas por estar a trabalhar quando estás de férias e acabas a fazer "pequenas gazetas" quando estás a trabalhar...Isso não te parece esquizofrénico? A mim parece....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!