segunda-feira, 19 de junho de 2017

E de repente todas tinham uma Alex and Ani...

O que justifica que umas pulseiras básicas, aros redondos com penduricalhos sejam apetecíveis por todas?

Tudo começou com uma história...e é assim que tudo começa!

A fundadora, Carolyn Rafaelian criou umas pulseiras feitas de lata. Até aqui, igual a milhares de empreendedoras que pr'aí vendem "bugigangas" em feirinhas de artesanato.




Mas a Carolyn criou uma história por detrás, que fez com que chegasse aos 5 milhões de dólares de receitas em 2005, e catapultasse para os 500 milhões de dólares em 2016:

1. o nome

O nome, "Alex and Ani", que não diz nada a ninguém é o diminutivo do nome das suas filhas!...já é uma história: melhor do que não ter nome, ou chamar-se "Pulseirinhas Artesanais Azevedo" ou "Beijinhos de amor"!

2. o sonho

Depois, tornou-as mais do que simples pulseiras. Vendeu uma esperança, um sonho...tal como os perfumes!
Como diz o diretor executivo: "Não vendemos pulseiras, vendemos energia positiva. A pulseira é apenas um veículo" - (e estás tu a pensar que nos anos '80 gozavas com os velhotes que compravam aquelas pulseiras com bolinhas nas pontas porque faziam bem à saúde)!!
Pois é, cada pulseira vem com um "cartão de significado", com um símbolo budista Om, por exemplo "Concede a paz ao seu portador, em tempos de mudança".

3. o objetivo

Não, o dinheiro não é o objetivo que se revela. O objetivo é produzir "bangle bracelets, necklaces, earrings and rings that adorn the body, enlighten the mind, and empower the spirit" "[...] iluminar a mente e fortalecer o espírito".
Pulseiras posso querer muitas, não necessariamente as "Alex and Ani", mas que ilumine a mente e fortaleça o espírito? Como posso não querer?

4. A coerência

Se estamos a vender iluminação e fortalecimento, temos que fazer acreditar. Assim, a fundadora faz questão de ter um Sacerdote e um Xamã em permanência a abençoar todo o seu inventário!. E faz questão de divulgá-lo!

5. A oportunidade

Numa altura em que muitos têm falta de referências religiosas e necessidade de acreditar e buscar apoio em algo divino e superior, este foi o mote para tornar as Alex ans Ani diferentes.

6. o efeito contágio

Vais agora dizer-me: "Ah, eu não sabia nada disso e nem acredito em nada disso e comprei!". Pois compraste. Porque viste umas it girls a usarem-nas, umas influenciadoras a usarem-nas, alguma publicidade, e ficaste caçada pela moda! 
Catchim! catchim!...para a Carolyn...

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