quinta-feira, 20 de julho de 2017

Começar o teu próprio negócio? Não contes com uma fezada de sorte...

Estou cansada de ouvir "Ah...mas tu tens sorte", ou "Pois...tiveste muita sorte conseguir tudo isso".
Mas a sorte não aparece a quem espera...ter sorte dá muito trabalho e energia. As coisas não correm bem só porque sim. Em primeiro lugar porque para termos sorte temos de acreditar que vamos ter sorte. E agir como se realmente a fossemos ter. Sem por outra hipótese.



Os sucessos de um dia para a noite, geralmente resultam em fracasso ou esquecimento da noite para o dia....não é isso que queres.

1. Age acreditando que o teu próprio é a nova Apple

Atenção que eu podia ter escrito "Age como se o teu negócio fosse a nova Apple". Mas não escrevi. Disse "Acredita que o teu negócio é a nova Apple". Sentiste a diferença? Não é dizer que acreditas. É acreditar mesmo....

2. Persiste

O Steve Jobs não fez da Apple o que é hoje ao fim de 1 mês. Nem 1 ano....Quanto tempo levou o Bill Gates a fazer a Microsoft uma empresa conhecida? Achas que não tiveram revezes? Achas que não tiveram motivos para desistir.
O teu negócio prospera se persistires.

3. Tu é que sabes

Alguém que me é bastante próximo foi tão avisado pelos pais para seguir a carreira na banca quando acabou o mestrado...mas ele acreditou no projeto de empreendedorismo que tinha. Avançou.
Achas que ao fim de 6 meses estava melhor do que se tivesse ido trabalhar para o banco? Não me parece...pelo menos no banco tinha 6 meses de salário!!!
Hoje em dia, passados uns anos, tem uma das star-ups portuguesas mais bem sucedidas.

4. Pede o que precisas

Não esperes que te caia no colo algo que não disseste o que era.
Se precisas de contactar um cliente, liga-lhe, marca uma reunião e vai.
Queres um acordo com um grande distribuidor. Vai e fala. Pergunta quem conhece quem e arranja uma reunião.
Queres publicar um livro? Manda-o para as editoras.
Queres internacionaliza? Arranja um contacto, um agente ou parceiro no país de destino. Procura a Embaixada do país-alvo.
Queres? Expõe-te. Diz o que precisas...
O "não" tens à partida, por isso, no pior dos cenários, ficas na situação em que estás! No melhor dos cenários consegues o que pretendes!

5. Arregaça as mangas

"Quero ter um negócio, mas não tenho tempo", "Quero escrever um livro, mas preciso de x e y para começar", "Quero ter um blog, mas precisava de estar dedicada a tempo inteiro para poder investigar e escrever"
Esquece as desculpas - faz!
E não é amanhã, é hoje. É agora!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!