segunda-feira, 7 de agosto de 2017

HI: Esteve falido, hoje é multimilionário, com batatas gourmet

Histórias inspiracionais: Corrigir um erro pode não passar por deixar de fazer alguma coisa. Pode passar por fazer ainda mais!


A falência

William Chase comprou as propriedades ao pai quando ainda tinha 20 anos, pediu £200.000 emprestadas ao Banco e começou a produzir batatas no centro de Inglaterra.
Trabalhou afincadamente no primeiro ano, mas a volatilidade do preço da batata fizeram-no penar bastante!
Em 1992, umas chuvadas muito fortes fizeram com que tivesse de entrar com um pedido de falência.
Falido e envergonhado, foi para a Austrália.

A volta a Inglaterra e percorrer o mesmo trilho

Tentou perceber o que tinha corrido mal e voltou a Inglaterra um par de anos mais tarde.
Voltou a pedir dinheiro emprestado para comprar as terras e começou não só a produzir as batatas, mas também a comercializar batatas (as suas e as de outros produtores).
Nesta altura, a sua luta era com os supermercados que procuravam batatas visualmente perfeitas e calibradas. Só eram aceites cerca de metade das batatas que enviava. A outra metade era rejeitada pela dimensão ou qualidade.

A superação, com atenção ao que o rodeia

Percebeu que as batatas rejeitadas eram compradas pelo produtor de batatas gourmet (Kettle).
Andou a tentar visitar fábricas de produção de batatas gourmet artesanais e depois de muito esforço lá conseguiu visitar uma fábricas nos EUA, para perceber bem o processo.
Seis meses mais tarde, estava montada a linha de produção da Tyrelles.

A criação de uma Marca

O passo seguinte foi conseguir a promoção e divulgação da nova marca. Criar uma marca não é (apenas) registá-la no inpi!
William Chase fez um grande esforço pessoal, procurando aparecer nas notícias e jornais, usando a sua história de superação para o conseguir (tudo fica bem mais facilitado quando uma marca/um produto tem um storytelling).
Visitou lojas tradicionais e distribuiu muitas amostras.
O sucesso nas lojas mais pequenas, de comércio tradicional, que vendiam as batatas por terem uma boa margem de lucro (compravam à Tyrelles a £1, e vendiam ao cliente a £2), fizeram com que as grandes cadeias de supermercados se interessassem pela marca.

Fortalecimento da marca por caminhos difusos

A Tesco também se interessou. Quis comprar, e William não vendeu. A sua "história" era a de que não concordava com a forma como a Tesco tratava os agricultores, com políticas de preços baixos. E recusou.
Passado um tempo perceberam que a Tesco estava a vender as Tyrelles. Comprava-as no mercado paralelo e vendia-as a um preço mais baixo que o recomendado.
Exigiram que retirassem o produto. Quando a Tesco se recusou William avançou com uma campanha nos media (ops! publicidade grátis...catchim! catchim!).

Velocidade cruzeiro e venda da Marca

Nos anos seguintes, as vendas continuaram a aumentar e consolidaram!
Em 2008 William Chase vendeu a marca por £40 milhões!

E o que faço com as batatas?

Os novos donos da marca resolveram comprar as batatas a outros produtores. William Chase resolveu dar um novo rumo às batatas que produzia: produzir Vodka premium!
Investiu numa nova destilaria e começou a produzir a Chase Vodka.
Mais tarde começou a produzir também Gin e Wiskey.
William faliu, superou-se e tornou-se multimilionário!

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