segunda-feira, 9 de outubro de 2017

HI: Começou o seu negócio aos 7 anos, e já vale mais de 1 milhão de dólares!

Esta História Inspiracional (HI) é bem jovem!
Começou quando uma miúda de 7 anos viu-lhe negados alguns doces pelo pais, pois tinham muito açúcar e faziam mal aos seus dentes!

Fez umas experiências substituindo o açúcar por alguns adoçantes e criou um chupas "amigos dos dentes" das crianças - os Zollipops.
Os chupas, por não terem açúcar, ajudam a manter os níveis de acidez na boca.
Hoje Alina Morse tem 12 anos e vende os seus doces na Toys r'Us, na Amazon, e em importantes distribuidores nos EUA e até já exporta!

O que correu bem?

Problema

Ela tinha um problema/uma necessidade e identificou-a.
Até aqui a maior parte das empreendedoras consegue chegar.

Solução

Depois deu um passo em frente e trabalhou para encontrar a solução. Chegou à "formula" dos chupas sem açúcar - substituiu por Eriytiol e Xilitol (adoçantes).
Continuo a dizer que esta também é a "parte fácil". Muita gente ainda consegue chegar até aqui - aproveita conhecimentos prévios que tem, investiga, procura na net, adota uma "receita" antiga, tem habilidade, enfim...

Promove

A Alina não se ficou pela receita na cozinha de casa e esperou que o mundo conspirasse a seu favor. Também não se ficou pelas "feirinhas" da terra que pagavam o custo dos ingredientes (e só não davam prejuízo porque o pai a levava e não contabilizava o gasóleo que gastava nem o seu tempo de trabalho).
Este negócio só correu bem porque ela criou uma marca e comunicou-o muito bem. "Zollopops - os chupas que são bons para os teus dentes" - não deixava dúvidas a ninguém...clara e concisa! Ninguém tem dúvidas do que ela está a vender (mesmo sem ela estar presente), distingue-os quando estão lado a lado com outros doces e claramente tem um factor que os diferencia de todos os outros. Ela não está a competir com os mais saborosos ou os mais baratos. Ela está a competir com os que não fazem mal aos dentes!

Distribuiu e escalou

Ou seja, não se ficou por vender aos amigos da escola - os chamados 3F's (Family, Friends and Fools). Fechou negócio com grandes distribuidores, que eram quem lhe garantia as quantidades que ela precisava para tornar este negócio de "docinhos", num negócio milionário. Sem medo que lhe copiassem a receita!

E tu? Tens um negócio de "docinhos" e só vendes em feirinhas?

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