sábado, 7 de outubro de 2017

Ideias de negócios: #5 Franchising

Uma outra ideia de negócios na linha #empreendedor é abrires um franchising.
"Ah..o franchising é uma moda!..." Errado! O nome é relativamente recente e até houve uma altura em que pode ter sido considerado uma moda. Mas franchising, com este nome ou não, já havia na Idade Média, quando os senhores feudais concediam o direito de cultivo das terras a troco de um royalty!!!...Só não lhe chamavam isso!
franchising não é mais do que a cedência de algo (de uma parte do negócio, de uma marca) em troca de uma contrapartida (dinheiro - o royality).
No franchising podes tomar uma posição de #empreendedora (envolves-te no negócio e trabalhas ativamente nele) como já referi, ou evoluir para o nível de #empresária, se conseguires manter o teu distanciamento necessário do negócio.

Os franchisings são como tudo na vida...tem vantagens e desvantagens. Eu diria que é bom principalmente para as mais inseguras e que precisam de ajuda e conhecimentos de um parceiro.
Franchising de padaria

Em primeiro lugar, e já que é na linha #empreendedor e tens que de alguma forma trabalhar no negócio, que seja de uma área que te dê algum prazer...se sempre foste uma it girl, não te estou a ver a vender parafusos. Se bem que euzinha aqui, não sou esquisita. Se der dinheiro....

Por isso, vamos a coisas:

1. Empreendedora ou empresária?

Tens de decidir se vais ser tu ou não quem vai gerir o negócio. Caso sejas a empresária, tens de pensar em alguém que te vá gerir o negócio. Quem vai gerir o negócio tem de ser realmente empreendedor, estar empenhado, ter capacidade de se adaptar, capacidade de ter formação, de pedir apoio e de comunicar.
Quem vai estar à frente do negócio terá de estar preparado para não ter horários, ter estabilidade emocional, noções das limitações e algum conhecimento e interesse pela área de negócio.


2. Que marca a franchisar?

Escolhe a área de negócio em que queres atuar, e escolhe a marca que queres franchisar.
Para isso, tem em conta os custos associados a cada franchising, o setor de atividade e a robustez da empresa.
Entra em contacto com o franchisador/master franchiser ("dono" da marca). Faz as perguntas que tens a fazer sobre a empresa, os sócios, a robustez da empresa, a forma como trabalham, a estratégia de expansão que têm para os próximos anos.

3. Quanto queres investir?

Hoje em dia há de tudo. Podes investir em marcas já muito conhecidas e pertencentes a grandes redes, como a MacDonalds, a Wells, a Mini-Preço, o Meu Super, NoSolo. Nestas marcas, além de ter um investimento inicial bastante alto, geralmente tens de passar por um processo de seleção do master franchiser.
Podes também optar por franchisings low-cost. Há hoje em dia franchisings desde €5000 a €10000. Por exemplo, se gostares de parafusos tens a "Querido Mudei a Casa" (não precisam agradecer a publicidade!), com uma entrada de €5000 e um royalty de €170 + 4% e 1% de taxa de publicidade. Perguntas tu: "..e porque é que eu não pego no berbequim (se soubesse) e crio uma empresa e não pago nada disto a estes tipos?" Porque eles tiveram um programa de televisão (aliás, só depois disso é que criaram a empresa - 2014), têm uma parceria de remodelações com a Remax (de nada, esta também é por conta da casa!). E um cliente contrata mais rapidamente a "Querido" para fazer remodelações do que a "Chic do Berbequim"...
Pensa que capital tens e quanto queres investir.
Procura as oportunidades de franchising disponíveis no mercado no Instituto de Informações em Franchising. Podes procurar e selecionar por investimento inicial ou setor de atividade.

3. Escolhe o melhor local

Não vais poder abrir o franchising que escolheste onde queres. Até porque o master vai garantir uma zona exclusiva a cada um dos franchisados pelo que se já está alguém na zona, não poderás explorar essa zona.
Mas além disso, os outros franchisados não são a única concorrência. Não és a única pipoqueira a vender pipocas! Olha se há pessoas na zona que precisem, queiram e estejam dispostas a comprar aquele tipo de produtos e qual a concorrência que já existe.

Vantagens

1. Negócio já testado

Em primeiro lugar, um franchising é um negócio já testado. Ou seja, tens a vantagem de não ir para o mercado "às cegas", testar um modelo de negócios, um produto novo. Supostamente não tens que arriscar porque é uma ideia que já "venceu" à partida noutros espaços/mercados.
Por isso, não escolhas um franchising Zé da Esquina que ninguém conhece...é suposto ser um produto testado e não de um curioso que está a lançar um franchising.


2. Uma marca conhecida

Tal como é mais fácil com um produto testado, uma marca conhecida ajuda (e muito) a vender alguns produtos. Se eu tiver uma loja da Imaginarium, entro nos Centros Comerciais com facilidade e vendo mais brinquedos do que se tiver os brinquedos "ChicToys", que só para entrar nos Centros Comerciais é um Carnaval, e depois não vou vender tão facilmente os produtos, pois a minha marca não é conhecida à partida.
E construir uma marca...é muito caro (não criar uma marca, que é fácil e barato), mas construir uma marca reconhecida. Em que as pessoas comprem, porque estão a comprar aquela marca.


3. Formação

É também uma boa solução para quando não conheces em detalhe o negócio em que queres entrar. Eu teria dificuldade em abrir uma clínica de depilação, apesar de achar que aquilo é só comprar umas máquinas e contratar umas esteticistas...mas não conheço as máquinas, não sei como escolher as melhores esteticistas, tenho dificuldade em perceber que margem de lucro se pratica neste tipo de negócio...enfim...meio caminho andado para o precipício....
A maioria dos franchisadores/master franchisers dão formação inicial e formação periódica de forma a que a "forma de fazer" o negócio seja equivalente em qualquer unidade de franchising. Tanto formação operacional como formação de gestão do negócio.

4. Publicidade e Promoção

Englobada num grupo maior, tens acesso a meios de publicidade que sozinha nunca terias. Por exemplo, uma lavandaria isolada nunca teria capacidade para fazer uma grande publicidade além de uns folhetos pela vizinhança, uma página de Facebook e eventualmente um site (uhuuuu último grito nas lavandarias!!!!).
Integrada numa cadeia de lavandarias e todas elas contribuindo para o "bolo da publicidade" (vê mais abaixo quando eu falar dos custos), consegues que a tua marca de lavandaria tenha acesso a revistas, muppies, rádio, televisão, site, Facebook pago, anúncios Google...depende da dimensão do franchising! Por isso, mais uma vez, não escolhas o Zé da Esquina Lavandarias.

Desvantagens

1. Custo

Os custos diretos são 3:
- O direito de entrada, que é o custo que se paga por se "aderir" à rede. É pago uma única vez, na altura da adesão/assinatura do contrato. Pode estar aqui incluído ou não o investimento inicial de instalação do negócio. Quando não inclui, este valor está a pagar a adesão à rede, os custos de criar o franchising, o design, a formação inicial, o marketing já realizado, etc.;
- O Royality que é um pagamento recorrente (geralmente mensal) que se paga por utilizar a marca. Pode ser um valor fixo ou uma percentagem do valor das vendas;
Taxa de publicidade: alguns franchisings cobram taxa de publicidade que são, supostamente para cobrir os investimentos que fazem em publicidade para a marca.

Como disse e dependendo do contrato e da marca, o investimento inicial pode não estar incluído no direito de entrada. Por isso, podes ter ainda os custos da instalação do negócio (geralmente não no edifício, loja ou escritório que podem ser alugados) mas da sua montagem (obras, equipamento, decoração, etc.).

2. Falta de liberdade

Ao assinar um contrato de franchising vais estar condicionada às regras (preços, produtos, design, regras operacionais) definidas pelo negócio. Por isso, vais ter a liberdade limitada no que diz respeito a implementar novas estratégias ou algo inovador, mesmo que te pareça muito oportuno para o negócio (por exemplo mudar a configuração ou design do espaço, oferecer um serviço adicional, ter uma campanha de marketing paralela, etc.).

Só para terminar, quem estiver mesmo interessado neste tipo de negócios, a Expofranchise vai acontecer no Centro de Congressos do Estoril a 30 de junho e 1 de julho.

Podes ainda optar por franchisar um negócio que já tenhas e que esteja a resultar, ou ainda, um negócio, que exige mais investimento, mas que pode ser mais interessante que é trazer uma grande marca para Portugal e tornares-te a master franchiser da marca em Portugal!

Qualquer que seja a tua posição, o meu conselho de amiga é que procures o conselho de um advogado na altura de assinares o contrato de franchising. Há muitos pormenores que te podem "passar ao lado", e não vamos querer aborrecimentos mais tarde!

Boa escolha e bons negócios!

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