quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Gerar rendimento adicional sem largar o emprego

No final do ano passado a M enviou-me uma mensagem sobre como começar a gerar um rendimento, sem largar o emprego (um dinheiro extra!).

Existem muitas formas de gerar rendimento adicional. Desde o pequeno biscate, que gera rendimento adicional, mas nunca substituirá o emprego atual; até um pequeno negócio ou investimento. comecemos pelo mais simples. Hoje vou abordar apenas o primeiro: aquele rendimento adicional que faz a diferença:


1. Junta-te à economia partilhada

Hoje em dia é uma tendência. Com a vulgarização das redes sociais, os serviços partilhados são cada vez mais procurados (principalmente pelos mais jovens). De acordo com um relatório da PwC, 44% dos adultos têm consciência desta realidade e 19% admitem-se utilizadores. Estamos a falar de AirBnb e Uber ou a menos conhecida Rnters. No caso da AirBnb, podes rentabilizar a tua casa. No caso da Uber, rentabilizas o teu carro e da Rnters, as tuas coisas (arrendas os teus artigos de desporto, livros, eletrónica, bicicletas...o que quiseres).


2. Afiliada

Não sou fã...mas tinha que falar... No fundo recebes comissões por vendas de produtos de outras pessoas outras empresas.

3. Consultoria 

Não. consultoria não implica estares numa grande multinacional...Até os agentes imobiliários e vendedores de aspiradores já se chamam de "consultores". E não deixam de ter razão. Consultor é alguém que presta conselho especializado sobre qualquer área. Ou seja, até um médico é consultor. Por isso, qual é a tua área de conhecimento? Em que é que és mesmo boa? Em dicas de maquilhagem? em viagens? em Marketing?

4. Produto

Se tens um talento especial para determinados produtos (compotas, artesanato), faz e divulga e vende através de redes sociais como o Facebook ,o Etsy ou Shopify.

5. Serviços

Vá lá, o que é que sabes fazer? Há plataformas de serviços de apoio em que te podes inscrever para prestar serviços de secretariado, de tradução, ou oferecer serviços de web designer, fotógrafa, programadora, etc.. Vê plataformas como a Europelance, a People per Hour.
Quem estiver interessada numas traduções de livros pode sempre recorrer a plataformas como a Babelcube. Aliás, esta plataforma é também interessante para quem está a escrever um livro e quer editá-lo de uma forma global noutras línguas!

6. Explicações

Enfim, cá ficam as velhas explicações. Pode ser em tua casa, em casa do aluno. O ano a que dás depende da tua formação. Há procura de explicações até para o primeiro ciclo...Não tens alunos? Promove-te: no Facebook, OLX, ou em sites específicos como o Explicas-me, o Explicações.com, ou outros.

7. Sitting

Podes também propor-te a tomar conta de crianças e de animais. Mais uma vez, tens de te divulgar - dar a conhecer que estás a oferecer estes serviços. Há plataformas de babysitting como o Babysits e de Petsitting como o Yoopies


Ficam as dicas....espero que ajudem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!