quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Trabalho sem dinheiro ou dinheiro sem trabalho?

Trabalhas ou ganhas dinheiro?
Como usas o teu tempo? A trabalhar ou a ganhar dinheiro?
São duas coisas bem diferentes...

Há quem trabalhe e não ganhe dinheiro, há quem ganhe dinheiro e não trabalhe....
Quem te disse que eram a mesma coisa, pregou-te a mentira da vida.
Claro que há quem trabalhe e ganhe algum dinheiro, quem trabalhe e ganhe muito dinheiro e quem trabalhe e ganhe uma miséria (estou a ouvir a grande maioria das minhas amigas - lamexas e lamuriosas - a gritar: eu estou no grupo da miséria!!!).

Em criança: Semanada ou mesada

Logo quando somos crianças e os nossos pais nos dão uma semanada/mesada, a maioria está condicionada a algumas tarefas, a portar-mo-nos bem na escola, a termos boas notas...
Ok. é um princípio. Mas as crianças devem fazer as tarefas de casa porque também vivem na casa, devem ter boas notas, porque é para isso que andam na escola, devem portar-se bem porque é para isso que estão a aprender a ser bem educadas. A semanada/mesada deve ser, do meu ponto de vista, dada às crianças, como se dá um livro. Como forma de educação. Eu não dou um livro à criança porque ela se portou bem. Dou-lhe um livro para ela ler, abrir horizontes, sonhar, aprender. A semanada é a mesma coisa. Deve ser um instrumento para educá-la a lidar com dinheiro. Não lhe dou mais dinheiro porque já gastou tudo no primeiro dia.
Se eu quero ensinar o meu filho que o dinheiro se ganha com esforço do trabalho, devo condicioná-lo a uma série de tarefas. Se eu quero que o meu filho saiba multiplicá-lo, devo ensinar-lhe formas de o fazer e fomentar a que seja empreendedor. 

Em adulto: Ser patrão é do melhor!

Depois de crescermos ficamos com a regra de que dinheiro consegue-se com trabalho. Se virmos, a maior parte das pessoas que tem muito dinheiro, não o conseguiu com trabalho.
Por vezes este pensamento leva a acreditar-se que ser chefe/patrão é ser livre e não ter obrigações. Querida...outra ideia errada...ser chefe ou patrão dá um trabalhão dos diabos e dá mais trabalho e preocupação do que ser caixa de supermercado ou funcionária da Padaria. Mais...não te garante salário algum.

Então em que ficamos?

Se queres ganhar dinheiro, mas a sério, tens que ter várias fontes de rendimento. 
Eu agora ia dizer "ou és uma super-star, tipo Beyoncé, e ganhas dinheiro a vender discos...", mas nem isto é verdade. A senhora ganha dinheiro (e muito), com venda de CDs, com concertos, com merchandising, com royalities do uso do nome, com eventos, etc.... Ou seja até aquilo que poderia parecer uma profissão, são no fundo múltiplas fontes de rendimento.
Fazer, eu faço algumas coisas...mas dou-me ao luxo de fazer só aquilo que me apetece e gosto!
Ganhar dinheiro, é outra coisa...
Nunca vais ganhar dinheiro a ser caixa de supermercado, a ser secretária, a ser médica, a ser consultora, a ser apresentadora de televisão, se não criares outras (várias) fontes de rendimento.
Pior...quando te reformares, vais estar dependente dos "apetites" do Governo da altura de haver ou não Segurança Social? É mais certo ficares a depender dos teus filhos...ops...os teus filhos vão ter um trabalho precário?....Vão depender da tua ajuda?...

E várias fontes de rendimento: foge aos "biscates". Prefere as fontes de rendimento que libertam dinheiro sem a tua intervenção (como investidora), no limite como empresária. Se ainda tiveres muita vontade, tenta umas situações de empreendedora, mas neste último caso, prepara-te para trabalhar um bocado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!