domingo, 19 de fevereiro de 2017

Burnout...o que te está a tirar energia?

Quem me conhece sabe que tenho sempre energia.
Estou sempre a inventar algo para fazer, a perguntar se as coisas já estão feitas...Mas se há coisa que não tenho pachorra, é para engonhanços...o que é para fazer, faz-se e não te pode gastar mais energias do que aquelas são necessárias para as fazer.

Muitas das pessoas que conheço, que estão rotuladas como "as mais ocupadas" são, para mim, os maiores engonhas da história...e depois, quando estou à espera que me dêem alguma resposta, olham para mim, com ar de cachorro abandonado e dizem "Estou em burnout!".
Burnout? Burnout? Burnout, o caraças!. Deixa-te mas é de paleio, de engonhanços e toca a focar-te no que é importante...
O pessoal desgasta-se com miudezas, e depois não tem energia para o que é realmente importante. A entrega.
Não sendo um Manual de Energização, há alguns princípios que, sem dar por isso, sigo religiosamente, por isso:

1. Foca-te no objetivo

O objetivo é contactar x pessoas para participar no evento. É isso que vou fazer. Pego no telefone e começo a falar com todas até acabar. Não há cá "Preciso de autorização do Manuel, vou ligar mais tarde" - Ligas ao Manuel e falas com a pessoa que precisas.
"Agora está em reunião! Vemos depois." - Passas ao próximo da lista e entretanto o outro saiu da reunião, ou
"Deixa-me só responder a este eMail urgente!" - e passas os 10 minutos seguintes a ver o que te caiu na caixa do correio - Fechas a caixa do correio e ages como se tivesses em reunião. Estás a fazer algo.
Se é para acabar um relatório, não há telefones ou eMails, ou cafezinhos até estar acabado.
É para corrigir exames, não há atividades intercalares até estarem todos acabados.
É para fazer, faz-se, sem intercalar com outras atividades. E não há cá "Não depende só de mim!"....se não depende só de ti, ou te sentas ao lado de outra pessoa para acabarem juntas o trabalho e não sais de lá até estar acabado, ou tratas das autorizações primeiro e começas a focar-te na entrega a seguir...
Não há pachorra para engonhanços! Tiram a energia a uma Central Nuclear inteira!

2. Aceita que dói menos

O que não podes mudar, aceita que dói menos....Não penses que vais mudar as outras pessoas, porque não vais. Nem o feitio de uma criança consegues mudar, quanto mais o de um adulto.
Por isso, se não te agrada, muda tu. Tu consegues mudar-te. Queres? Muda-te. Não queres? Aceita que os outros são assim...mas nunca, mesmo nunca te desgastes a tentar mudar os outros...não vale a pena. Quem sai prejudicada és tu.

3. Afasto-me de gente negativa

Ou seja dos engonhas! Como já te falei no post das Pessoas que eu evito, não tenho paciência e afasto-me o mais possível de lamurias e queixas e pedinchices e coisas que tais. Se tens algo a criticar, critica de forma construtiva. Reclamar? Achas que consegues algumas coisa com a atitude que estás a ter? Então age. Caso contrário, IGNORA!
Não gastes energias com algo que não é construtivo ou que não podes/consegues mudar! Avança para o que consegues construir ou mudar!

4. Evito tudo o que me tira o sono

Sim, é verdade...aquilo que prevejo que me venha a dar preocupações no futuro, fujo delas a 7 pés....dívidas (eu sei que pode ser um defeito meu), mas fujo delas a 7 pés porque sei que me vão tirar o sono. Viver paycheck to paycheck...ia tirar-me o sono...pensar que estaria dependente de alguém (podia ser o Pápa!!) para sobreviver no final do mês, ia tirar-me o sono...Pensar que não podia manter os meus filhos alimentados, confortáveis e saudáveis, ia tirar-me o sono...
Então, há que precaver...arranjar formas de não estar dependente de ninguém (com alguém, posso estar melhor ou pior, mas não estou dependente). É para mim uma fonte de energia que não te passa pela cabeça...

5. Entrego primeiro o que não gosto

Ou seja, se tenho alguma tarefa que não gosto, "mato o mal pela raiz". Entrego e pronto. Uma má notícia? Dou e pronto. Uma conversa que pode acabar em discussão? Preparo a lista de argumentos, tenho a discussão e acabou o assunto. Deixou de ser um problema.
Se a discussão está agendada para mais tarde, depois de trabalhada a lista de argumentos, o assunto fica encerrado até ao momento de o ressuscitar e discutir.
Não vou perder tempo e energia com coisas que estão por resolver ou com coisas que não podem ser resolvidas...a minha energia tem que estar concentrada no que estou a fazer em cada momento.

6. Dou importância ao laser, como dou ao trabalho

Para estar a 100% quando estou a produzir, tenho que estar a 100% quando estou a descansar...não há cá eMails, nem telefonemas...Ou estou, ou não estou.
Caso contrário, o que te acontece é que quando estás a trabalhar estás com a cabeça nas férias e quando estás de férias estás com a cabeça no trabalho!
Não dá! Gastas energias, tempo e ficas com a sensação contínua de burnout! Não te vais livrar dela nunca!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!