segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Ideias de negócios #8: É mais caro que ouro. Mais caro que platina...

Há quem invista em commodities (matérias-primas/mercadorias). E bem, se souber o que anda a fazer...
Começando por dizer que commodities não é só ouro e petróleo. É tudo. Toda a mercadoria que possa ser transacionada.

Se é para investir, não é comprar 1 tonelada de laranjas, guardá-la numa armazém e depois andar à procura de quem ta compre, na esperança que compre antes que apodreça...
Podes investir no ativo propriamente dito. Do género, comprar barris de petróleo e guardá-los na garagem lá de casa, também não me parece boa ideia. Ou comprar barras de ouro e esperar que sejam roubadas do cofre lá de casa..."Ah e tal cofre no banco...." - boa amiga...lá se vai o teu lucro no que pagas de aluguer de cofre...
Aqui a Chic não é de se incomodar com essas coisas...e se é para investir em ouro, toca a comprar títulos que representam ouro. Mais simples, sem riscos de roubo...sem quebrar unhas a lidar com as barras!...
E em vez de andares à procura do Zé das Couves se quer comprar as barras de ouro e a descofiar da qualidade do ouro que tens, etc., vendes, quando o preço te parecer apetecível, porque esses títulos são transacionados em bolsa.

Principais mercados de commodities

As Bolsas de matérias-primas vão variando consoante o tipo de mercadoria que se transacciona.
Se for um Produto Agrícola (laranjas, cereais), tens a Dalian Commody Exchange (DCE) na China ou a Chicago Board of Trade (CBOT).
Se for um Produto Energético (tipo petróleo), as principais são a New York Mercantil Exchange (NIMEX), a Intercontinental Exchange (ICE), no Reino Unido, a Tokio Commodity Exchage (TOCOM), no Japão e a Dalian Commody Exchange (DCE) na China.
Para Metais (ouro, platina), as principais bolsas são a London Metal Exchange (LME), a New York Mercantil Exchange (NIMEX), a Xangai Futuros Exchange (SHFE) e a MultiCommodity Exchange (MCE) na índia.

Vantagens do mercado de commodities e Futuros

A grande vantagem destes mercados é a flexibilidade. Por exemplo, nem sempre o vendedor de laranjas encontra facilmente todas as fábricas, nem as fábricas todos os produtores. Mais e ainda maior vantagem: a fábrica de laranjas quer prever quanto lhe vai custar produzir os sumos do próximo ano. Não sabe se vai ou não haver produção, nem a que preço. Então faz um contrato que fixa o preço numa data no "Futuro". O produtor também quer garantir que a sua colheita vai ser vendida a determinado preço. Ou seja acordam HOJE o preço a que vão trocar as laranjas no próximo ano. Independentemente de haver chuva ou sol.
Foi com esta filosofia que surgiram os contratos de Futuros. Para controlar os riscos de ambas as partes. O produtor (agricultor) fica a ganhar (muito) se houver bom tempo e muita produção de laranjas. Pois com o preço das laranjas mais baixo, consegue vendê-las ao preço que acordou uns meses antes. E fica a perder (ou melhor, deixa de ganhar mais) se houver pouca laranja e tiver que as vender por um preço que acordou inicialmente, quando na realidade o preço das laranjas for muito mais alto porque há pouca produção de laranjas. E vice-versa para o fabricante de sumos.
Nós podemos entrar aqui pelo meio. Se não quisermos negociar em Futuros (que pode parecer um pouco mais arriscado - mas é uma questão de saberes o que andas a fazer), podemos apenas acreditar que o ouro (por exemplo) vai subir. Compramos agora e vendemos daqui a uns meses. E catchim!...financiámos mais um fim-de-semana num hotel fantástico!

Metais mais preciosos do mundo

Voltando ao título do post, e já que estás toda corajosa para entrar no mercado das commodities...eu de laranjas, conheço as que são doces e as que não são...e quase sempre só depois de as descascar....Sabes quais são os metais mais preciosos do mundo?
10ºLugar - Índio: aposto que nem sabias que havia um metal com este nome...
9º Lugar - Prata: sim só vem em 9º lugar...e a tua Pandora, só te uma "banhoca" dela! (Ah e investir em prata não é comprar Pandoras! - se as quiseres vender, só no OLX e por 10% do valor que pagaste por elas!)
8º Lugar - Rénio
7º Lugar - Paládio
6º Lugar - Ósmio
5º Lugar - Irídio
4º Lugar - Ruténio
3º Lugar - Ouro
2º Lugar - Platina
1º Lugar - Ródio

Eu não conheço a maioria destes metais, mas acredito que tenha todos em casa. Muitos são usados em componentes eletrónicos e eletricos!. Mas também não sou esquisitinha no que se refere a ganhar dinhero. Basta analisares as tendências de preço do mercado e entrares numa posição! Bons negócios!
Ah...e a maioria dos bancos portugueses apoiam-te nessas transações. Mas tu, que só dás dinheiro quando é para comprar um perfumito novo...escolhe um banco low cost, ou um banco on-line...costumam ser mais eficientes. E o risco é o mesmo....

2 comentários:

Obrigada pelo teu comentário!