segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Qualidade de vida é outra coisa....

Hoje em dia estamos a assistir a uma mudança do conceito do que é "qualidade de vida".
Hoje, os nossos pais, avós têm um conceito do que é ter qualidade de vida. Os nossos filhos têm um conceito "diferente".


Ter qualidade de vida é ter um carro topo de gama?
Para o meu pai é. Para o meu filho não....o meu filho anda de Uber...usa...não tem...
Ter uma casa de férias é qualidade de vida?
Para o meu pai é. Para o meu filho não...o meu filho quer explorar o mundo...tem experiências diferentes.
A nova geração usufrui. Tem experiências.
Nós somos o resultado de séculos de "formatação" para TER. O que era importante era a posse..o espaço, o território.
Agora, está tudo conquistado (pronto ainda andam por aí uns índios aborrecidos a conquistar territórios, petróleo...uns ambientalistas a estrebucharem e a dizer que a terceira guerra mundial vai ser por causa dos terrenos para cultivo e por comida).
Mas não é isso que preocupa a maioria dos consumidores. Da nova geração e não só.
As pessoas não querem amarras. E posse são amarras.
As pessoas hoje (e não só os muito jovens) querem ter experiências..."viver"! O grande desafio hoje em dia é ter TEMPO!

É mau? É bom? É melhor? É pior?
Cada um sabe de si. Cada um deve ter como "qualidade de vida" aquilo que lhe dá prazer...o que o faz sentir bem...Dizer ao meu avô para gastar dinheiro em experiências é pedir-lhe para "deitar dinheiro fora".
Qualidade de vida é cada um ter ou ser o que lhe dá prazer..

Quem quer ganhar dinheiro com a "qualidade de vida" tem de estar preparado para esta diferente abordagem de diferentes pessoas. Hoje não se ganha só dinheiro a Vender. Ganha-se também a "Deixar usar"; a dar TEMPO às pessoas.
Por isso o crescimento tão grande de negócios como os arrendamentos, os alugueres de automóveis, a restauração, o turismo...e o sucesso de empresas como a Airbnb, Uber, etc...
Já que ninguém tem tempo, TEMPO é o "bem-escasso". Dar qualidade de TEMPO é a tendência!

2 comentários:

  1. Concordo chic! O meu bem mais precioso é o tempo, e a minha riqueza financeira está directamente indexada ao tempo que me consegue comprar.
    Podemos ganhar milhares de euros por mês, mas se o preço é chegar a casa todos os dias depois 23h, sem jantar, e com a cabeça feita em água, então não somos ricos, mas sim reféns.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!