domingo, 26 de fevereiro de 2017

Remarketing ou o Big Brother dos nossos dias

Sou só eu a aborrecer-me com o remarketing ou é generalizado?
Acho que a maioria das minhas amigas ainda não se deu conta, mas não damos um passo sem que empresas privadas (sim, não estou a falar em teorias da conspiração governamentais) saibam por que sites andámos, o que procuramos, que mails de publicidade reencaminhámos...

Pois é minhas amigas...nunca repararam (claro que sim...) que quando procuram um hotel numa qualquer cidade, coincidência das coincidências a seguir as vossas buscas no Google têm anúncios a hotéis na mesma zona...a vossa página do Facebook é invadida por anúncios de hotéis...
Cada vez que procuram uns sapatos giríssimos (quem nos pode culpar por isso?), a seguir aparecem os anúncios a sapatos, à marca, a uma loja de luxo on-line que os vende...
Mesmo que usem o PC e o iPad e o smartphone, as informações são cruzadas...

O remarketing não é mais que uma ferramenta que "marca" os utilizadores que visitaram determinado site (por ex. o site de viagens), e usa essa informação para publicar anúncios desse site quando o utilizador utiliza outro site que aceita anúncios (como o Google, o Facebook e muitos outros).
Mas no "nacional porreirismo" não nos sentimos invadidas...achamos..."ah ok! São só uns tipos que fazem publicidade...em vez de estar a levar com publicidade a berbequins, pelo menos levo com publicidade duns Manolo Blahnik..."

Depois vêm as ferramentas de Marketing automation, ou seja, são ferramentas que usam a inteligência de marketing (informação que a empresa tem sobre o consumidor) - rastreio de redes sociais, páginas web para gerar ofertas personalizadas para cada pessoa...

A seguir começamos a perceber que as empresas que nos mandam eMail publicitário (que nem nos lembramos de ter autorizado, mas admitimos que nós é que somos esquecidas e se calhar autorizámos...) conseguem rastrear que nós reencaminhámos ou não o eMail que nos enviaram...

é só sensação minha, ou isto está a ficar...esquisito....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!