terça-feira, 11 de abril de 2017

Quem disse que dinheiro é pecado?

Na educação cristã da sociedade ocidental, dinheiro ou "ter dinheiro" é muitas vezes confundido com pecado, avareza, maldade...
Isto só pode ser inventado por quem não tem dinheiro...
Se dinheiro fosse pecado, não estariam menções divinas inscritas no dinheiro...seria para quê? para santificar a espécie?
E os exemplos são mais que muitos...e não é só nas notas de dólar (que de certeza te lembraste quando comecei a falar do tema), senão vejamos:

EUA

como já referi, temos "In God we Trust" (Em Deus confiamos). Além de ser o "lema" dos EUA e apesar da separação do Estado e da Igreja, continua a figurar na maioria das moedas e notas de Dólar.



Brasil

Também o Brasil tem a referência "Deus seja Louvado"...e apesar de muitas polémicas de colocar ou tentativas de remoção da referência, esta lá vai continuando nas notas de Real (note-se que já existia na moeda de cruzado, tendo sido introduzida pelo Presidente Sarney, e mantida nas novas notas de Real).


UK

A Rainha, como chefe da Igreja anglicana, não é de estranhar que se intitule como "By the Grace of God, Queen, Defender of the Faith" (pela Graça de Deus, Rainha, Defensora da Fé) e que mantenha o "Dieu et Mon Droit" no seu escudo de armas e consequentemente nas moedas de £1.


Canadá 

Pela mesma ordem de razão e sendo a Rainha soberana de Estados como o Canadá, o mesmo se aplica ao dinheiro de países em que é soberana.


Holanda

Ah, pois é...nas moedas de €2 (sim, já estamos a falar da moeda europeia) temos a inscrição "God zij net ons", qualquer coisa como "Deus esteja connosco".


Portugal

Portugal não tem? De certeza? já reparaste nas moedas de cêntimos (1, 2 e 5 cêntimos)...já pensaste e nunca tiveste coragem de perguntar "mas que raio de arabesco é aquele na coroa da moeda?".
Pois bem, é o selo de armas de D. Afonso Henriques. Até aqui, tudo normal...o primeiro Rei de Portugal...mas o selo, é um selo Templário. Conseguimos perceber 3 inscrições: Por Tu GAL. Nome do país. 
Este selo é tido como contendo uma mensagem templária...e percebe-se melhor analisando o escudo original. As inscrições do selo têm "POR" na vertical, "TU"/"TUO" na parte de cima do escudo e "GAL"/"GRAL" na parte de baixo do escudo. Podendo por isso ser lida como "PORTUGAL" ou "POR TUO GRAL" (pelo Teu Gral).




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!