segunda-feira, 17 de abril de 2017

Trabalhar para enriquecer é o mesmo que jogar ao Monopólio só a lançar o dado!

Quem fez a analogia foi o Ric Edelman, presidente da Edelman Financial Services, mas eu não poderia estar mais de acordo.
Por muito que trabalhes, nunca vais ganhar o suficiente para viver bem e enriquecer.
Podes ter uma vida confortável, se tiveres uma boa posição no emprego. Sim, é verdade...mas enriquecer? Só se for ter uma rica saúde (se tiveres sorte)!
A forma de enriquecer é ganhares mais dinheiro do que gastas...e bastante...
E isto só acontece se investires.
Tal como no jogo do Monopólio, se jogares só a lançar os dados e a receber os €200 quando passas na Casa da Partida, e não fores comprando Casas e Hotéis, vais ser aniquilada rapidamente pelo jogador que o fizer.

E investir não é ter Depósitos a Prazo a taxas miseráveis.
Investir, tem de ser em algo que te remunera mais de 10%.
"Ah e tal...e onde é que vou ter isso? Não há depósitos que dêem isso!" - pois não. Abre os olhinhos e faz umas contas. Entra num mercado onde te sintas confortável:

1. Imobiliário

"Pois...estás mas é a divagar! Se eu pagasse a minha casa já era bom!" - Pois era...mas eu também já te contei como é que podes começar...começa por dividir a casa ou a alugar uma parte da casa, se não tiveres outra forma. Já contei aqui como podes fazê-lo.
Lembra-te se continuares sempre a fazer as mesmas coisas, vais obter sempre os mesmos resultados.

2. Mercado de ações

"Ah...posso perder muito!" - pois podes!  é bem-feito se perderes. É porque não fizeste os trabalhos de casa. Não olhaste para as ações que estavam a ter um bom desempenho e a "pedir" para serem comprar! E não...não te estou a sugerir que sigas modas, nem que vás a correr comprar Snapchat porque é cool! Se construíres uma carteira de ações robusta, muito facilmente tiras rendimento de próximo de 10% (na boa!!!).

3. ETF's

Se não sabes analisar ações, escolhe uns ETF's. Sim são ações, mas escolhidas por alguém que faz o trabalho por ti. Para iniciares, talvez seja o melhor.
Risco de banco, não é o caso, pois ficas com as ações em carteira, independentemente do banco que te presta o serviço. Serviço? Há pouco, por isso, eu sou apologista de um ETF low-cost, de preferência através de um banco on-line (só porque é mais barato).

4. Investe num negócio

Investe diretamente num negócio. Ou que seja próprio, ou de terceiros. Um negócio próprio exige conhecimentos, dedicação e trabalho. Num negócio de terceiros exige confiança e também alguma dedicação. E muito importante, define se queres ser Investidora, Empresária, Empreendedora ou Biscate (explico tudo aqui).

Por isso Chic, potencia o teu dinheiro. Dá-lhe asas! Mas como ao Pombo-Correio (aquele que volta sempre para casa)! E começa a jogar Monopólio à séria...deixa de jogar para ganhar os trocos da "Casa da Partida".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!