quarta-feira, 3 de maio de 2017

Show me the money #2 - Multinível ou esquema em pirâmide?

Questão da: Alice Freitas
"Estou interessada em participar numa rede multi-nível, mas tenho medo que seja um Ponzi. Como posso esclarecer isso?"

Estamos a falar de coisas diferentes, Uma rede multinível tem por objetivo a venda direta de produtos ao consumidor. O que me consigo lembrar mais antigo são as vendas da Tupperware, ou mais recentemente a Oriflame ou a Mary Kay. No fundo são um conjunto de vendedores que vendem diretamente os seus produtos à sua rede de conhecidos. Podem formar uma equipa de vendedores, mas o principal mecanismo é o processo de venda direta. Como não há tantos intermediários, as margens são maiores e permite o pagamento de uma comissão mais ou menos simpática ao vendedor. Mas é isso, são vendedores.
Estes negócios têm a vantagem de não ter praticamente investimento nenhum, não exige infraestrutura, geralmente têm formação. Enfim, um negócio para complementar um trabalho a tempo inteiro ou para uma necessidade em caso de desemprego.

O esquema Ponzi (como chamas) ou em pirâmide não é legal e podes ter problemas com isso. O grande objetivo é entrar na rede, geralmente a troco de algum dinheiro, e a grande diferença é que o objetivo não é a venda direta, mas sim a angariação de outros membros para a pirâmide. A "remuneração" é baseada em angariações para a rede e não em vendas. Muitas vezes não existe a venda de qualquer produto ou quando existe tem um custo muito acima do mercado. A formação foca-se na captação de novos membros.

Por isso, informa-te sobre a empresa e analisa o modelo de negócio que tem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!