sexta-feira, 5 de maio de 2017

Show me the money #3 - O meu negócio do Rissol

Questão da: Maria do Rosário Almeida
"Tenho um emprego considerado protocularmente correcto, mas por vários motivos já não me confere o estimulo remuneratório que ambiciono. Depois de ler o seu blog, ponderei investir num plano B: um pequeno negocio de doces, visto que sou optima doceira. Partilhei a ideia com uma amiga, enquanto tomávamos um chá acompanhado por um dos meus bolos 'especialidade', sobre o qual ela acabara de elogiar. E curiosamente não foi muito bem aceite. Aparentemente é mais bem visto ter um emprego 'comum' do que vender bolos! A critica insidia no facto de eu nao poder andar 'por aí a vender bolos'?! Como se fosse um trabalho menor. Os meus bolos são bons para tomar chá, mas não suficientemente bons para poder ganhar dinheiro?"

Pois Maria do Rosário, a tua amiga tem razão...ou quase!
A parte em que não concordo com ela é a parte do negócio próprio ter menos estatuto que o emprego "protocolarmente correto". A verdade é que com o crescente modismo do empreendedorismo, as coisas têm mudado um bocado. No entanto, tenho que admitir que ainda está enraizada a ideia que todos os negócios que crias é ser merceeiro ou ter um café e trabalhar que nem uma louca...

A questão passa muito pela forma como te posicionas. Se leste o post sobre Outras Formas de ganhar dinheiro, compreendes o que quero dizer com isto.
E não tem a ver com a comparação com o teu atual emprego. Tem a ver como te posicionas perante o teu negócio, seja ele de doces, de salgados, artesanato ou cascas de cebolas!
Se fizeres algo complementarmente ao emprego, nas horas vagas, quando der, será sempre um Biscate. E desculpa, mas não é glamoroso. Pode ser uma fonte de rendimento, sim, mas não te garante a tranquilidade financeira que podes desejar.
Se o teu negócio for posicionado como uma forma de obter rendimento, criarás uma micro-empresa. No entanto, se tiver centrada em ti e depender de ti para tudo, serás mais uma das 70% das micro-empresas que há por cá a lutar diariamente para pagar taxas, taxinha, inspeções e inspeçõezinhas e tentar sobreviver mês após mês...e mais uma vez desculpa, mas também não te enriquece nem é glamoroso!
Se transformares essa tua ideia numa empresa e tornares-te Empresária, com uma estrutura que te permita fazeres da empresa o que achas que deve ser, se começar a crescer, começas a libertar-te da dependência do Estado, dos fornecedores e a focares-te nos clientes, nos funcionários, no produto e finalmente no lucro, começa a ter interesse e a ser um pouco mais glamoroso.
E atenção....não tem a ver se estás a começar ou se ainda és pequenina (lembra-te quem nasceu para lagartixa não chega a jacaré) - há empresas que nascem globais - tem a ver como te posicionas e como posicionas o teu negócio.
Pode (e deve) dar-te independência e muito glamour!


Envia as tuas questões para chicemilionaria@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!