sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Milionária investe na bolsa: 4 dicas úteis

Antes de mais, isto não é um manual de como investir na bolsa...Há "milhentos" livros para isso, muito melhores que o meu blog....

Estas dicas que aqui vou dar são REGRAS que EU aplico e com as quais me dou bem. Por isso, resolvi partilhar contigo.
Antes de mais, e para as mais distraídas, ninguém enriquece a trabalhar. Ou nasces rica, ou casas com um homem rico (não sei se é a melhor opção, porque sai caro!), ou pões o teu dinheiro a trabalhar para ti.
A bolsa tem a vantagem de não precisares de muito dinheiro para investir inicialmente.
Há regras básicas que eu sigo:

1ª A bolsa sobe e desce

Por isso, não entres em pânico quando começas a perder dinheiro. Prepara-te psicologicamente para as perdas e considera-as parte do "jogo". No fim só tens que ganhar mais do que perdeste. Sempre!

2ª Trabalha com quem te cobra as menores comissões

Se estás a investir com pouco dinheiro, o lucro de uma pequena transação pode ser totalmente "comido" pelas comissões de um balcão de um banco tradicional. Podes trabalhar diretamente com uma corretora ou, se te sentires mais à vontade, trabalha com um banco online (porrtuguês, se te sentires mais à vontade!). Eu trabalho com um banco online.

3ª Aprende a vender

A maioria das pessoas perde dinheiro, porque:
- quando está a ganhar não vende porque está toda contente e quer continuar a ganhar mais. Até que as ações começam a cair e a pessoa nem dá por isso. Se já investiste em ações, vais-me dizer que nunca te aconteceu?
- quando está a perder não vende porque admitir a perda é muito mau e está à espera do milagre.
Ou seja: tens de criar "limites" de ganho e principalmente "limites" de perdas.
Por exemplo, podes não permitir que o teu dinheiro desvalorize mais do que 5%. Se acontecer. Vende a posição e parte para outra...recuperar esses 5% é mais fácil numa ação que esteja em tendência de ganhos...E assim nunca perdes muito dinheiro.
Nos limites de ganhos, podes considerar que mantens a ação enquanto ela te tiver a dar uma rentabilidade mínima. Caso contrário, vende e passa para outra.
Uma ação não é o te little black dress favorito, por isso, nada de apegos!

4ª Escolha da ação

Eu (apesar de ser contra o que todos os livros dizem) não faço análise fundamental ou técnica de ações porque não tenho tempo, não quero, não gosto e não tenho paciência.
Feito o esclarecimento, também não vou olhar para as análises feitas por bancos ou corretoras que têm carteiras ou fundos para vender, ou seja, que são parte interessada no "aconselhamento desinteressado". Já há bons sites financeiros que dão uma ajuda a iniciados...podes não ganhar todos os tostões como se fizesses análise fundamental, mas dão-te uma boa ajuda!

E miúda...ganha muito dinheiro...acredita...é um vício pior do que as malas e sapatos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!