segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Não sejas avessa às perdas! Ganhas mais com isso!

Uma amiga minha disse-me: "Os conselhos que dás sobre as ações até podem ser bons, mas tenho medo de me meter a comprar ações no mercado americano. Não percebo nada de câmbios e índices!"
Ganhar dinheiro em Ações
Bolsa de Valores de NY

1º Quem tem medo, compra um cão

Não vou esconder que comprar ações é totalmente isento de risco. Não é. Não usem, para comprar ações, dinheiro que vão precisar para uma compra/uma despesa que sabem que vão ter daqui a uns meses. Mas tendencialmente o valor das ações sobe.

2º Larguem o marasmo português

Eu sei que é mais confortável investirmos no mercado que conhecemos, mas para não ganhar dinheiro, não vale a pena...o que queremos é ganhar dinheiro, não é ter dinheiro "empatado" em ações e depois ter um rendimento pior que um depósito a prazo. A bolsa portuguesa tem mais ações, mas o seu índice principal (o PSI-20) nem 20 empresas tem...são 17...ou seja aquilo anda ali a fingir que é Bolsa mas não é...
Se analisarem uma ação QUALQUER, vão ver que diariamente sobe 1%, desce, 0,8%, sobe 0,7%, desce 1,1%, ou seja não sai da "cepa torta"! Podes ter a sorte...em 2009 e 2013 ganhei bastante dinheiro com a Jerónimo Martins....mas neste caso, é realmente uma exceção.

3º o mercado americano não é um bicho de 7 cabeças

Aliás em termos de funcionamento, até funciona melhor que o português. Como tem muito mais investidores, a liquidez (capacidade de comprares e venderes as ações que queres no minuto que queres) é muito maior.
Além da liquidez, tem a vantagem de ser mais volátil, ou seja consegues que subam em muito menos tempo (vais-me dizer: e que desçam também: vê o ponto 4º).
Tem um contra: além do risco das ações, estás sujeita ao risco da taxa de câmbio. Pois a tua conta (à partida) é em Euros e sempre que compras e vendes estás sujeita ao valor do dólar. Mas pensa que em vez de dólares, são batatas (ou malas, que é mais CHIC)...se comprares tudo em batatas, estás sujeita ao preço das batatas...Mas para isto fica prometido para breve um post de uma amiga que vai falar e desmistificar o câmbios....Está prometido!

4º Não sejas avessa às perdas

Passo a explicar. Tirando o caso extremo de um cataclismo em que a bolsa cai vertiginosamente de um segundo para o outro e há um crash total, e as empresas abrem falência (esquece este cenário, nem na crise de 2007 foi assim!), as coisas estão controláveis....
A maioria das pessoas perde dinheiro em bolsa porque não consegue assumir que perdeu 2€ num investimento....
Confessa lá que não ficas à espera que a ação volte a subir....e esperas, e esperas...e a ação continua a descer e a descer....porque pior do que assumir o montante que perdeste naquele investimento, é assumires que ERRASTE na tua escolha...Ninguém gosta de admitir que falhou. E para esconder isso, achas que a ação que já perdeu 10% vai milagrosamente subir 15% na semana seguinte, só para deixares de ter perdas...Ficas toda contente e ganhaste uns míseros 5%....(se é que isto alguma vez vai acontecer).
O melhor que podes fazer (é o que eu faço, e é conselho de amiguinha - segue quem quer): Limita as perdas. Por exemplo, sempre que estiveres a perder 5%, vende e segue para outra que rapidamente te dê 10%, 15% ou 20%.
Ou seja, não te permitas perder mais do que 5% em cada ação. Os ganhos podem ser infinitos. Eu tenho um mínimo que exijo de valorização mensal para continuar a ter aquela ação. Caso contrário, o meu dinheiro tem que trabalhar mais para mim do que aquilo...mas isto já é uma exigência pessoal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!