sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Porque é que não consegues atingir os objetivos?

Já referi um sem número de vezes que toda a gente, para atingir o objetivo, tem que começar por se perguntar o que quer...

 Sim...não é assim tão simples. Cruzo-me literalmente todos os dias com pessoas que querem enriquecer, que querem ter teses feitas, empregos melhores, ganhar mais, mas são sempre objetivos demasiado vagos. O que é um emprego melhor? O que é ser rico?
Não podes pedir o que não sabes o que estás a pedir. Por isso:

1º Define o objetivo

Define claramente.
"Eu quero ter dinheiro para não ter de trabalhar mais e isso são 2 milhões de Euros!" Ou "Eu quero ter dinheiro para ter uma vida mais desafogada e isso são 50 mil Euros."?
O meu conceito de emprego melhor é o quê? Um emprego onde ganho mais (mas tenho mais responsabilidades, um não-horário, viajo 3 dias por semana para fora do país)? ou é ser promovido e ganhar mais 50 Euros por mês? Ou pura simplesmente, "Eu quero ir trabalhar para Diretora de Marketing do Novo Banco" - é desafiante e têm bastante o que fazer!
Quem diz este tipo de objetivos, o mesmo se aplica às dietas, nas poupanças, numa caça ao "par ideal"!
Enquanto não definires especificamente o que queres, não sabes para que é que tens que trabalhar.

2º Define a estratégia

Isto parece muito Maquiavélico, mas não é. É prático. Sabes o objetivo, pensa caminho para lá chegares. Se queres ir ao Porto, sabes que tens de apanhar a A1. Tão simples como isso. Não tem nada de maquiavélico. É prático!
"Ah...eu quero ter 1 milhão de Euros daqui a 10 anos!" - Fácil de dizer. O objetivo está claramente definido.
Estratégia: Muchacha, tens de arranjar 8.333 Euros todos os meses (grosso modo e sem capitalizações nem juros - 1 000 000/120 meses). 
"Ah...não consigo!!!" - Looooser! A resposta não é essa. A resposta é o que é que eu tenho que fazer para conseguir. 8.333 Euros (de investimento, não é só de rendimento ao qual depois tens os teus gastos com os teus Luis Onofre, porque também és filha de Deus!) não é pêra doce! Mas 1 milhão daqui da 10 anos dava-te para estares confortável, não?
Então, vamos a isso. Vamos arranjar formas de arranjar dinheiro, principalmente dinheiro passivo (que não implique o teu trabalho). As minhas estão aqui. E fica prometido para o início do ano uma série de posts (que já estou a amadurecer) sobre formas de ganhar dinheiro. 
Mas o ganho é teu. Tu é que tens de por a cabecinha a funcionar!


3º Metas intermédias

Às vezes ficamos desmotivadas por ter objetivos muito ambiciosos....perder 10 Kg (ahhhh! dava a unha o meu dedo mindinho!), ganhar 1 milhão de Euros....
Como são bastante ambiciosos, acabamos por desistir ao fim de uma semana.
Estabelece objetivos mais curtos e exequíveis. Quanto vou ter que conseguir por mês, semana, dia...
Por exemplo, não estou à espera que assim que estabeleças um objetivo comeces logo a ser uma máquina de fazer dinheiro. Faz um planeamento: por exemplo, este ano quero começar com um novo tipo de rendimento. Quero aumentar os meus rendimentos em x. Com estes rendimentos quero investir e no ano seguinte tenho capacidade de intervir em 2 negócios distintos. Permitir-me-á aumentar os meus rendimentos em y...etc...até à glória final!

4º Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje

"Começo a dieta na segunda-feira"...já ouviste? Desculpa, corrigindo: já disseste, não foi? Eu também.
É para começar hoje. "Ah, estamos no mês do Natal"... e daí? Para o ano também há Natal...vais interromper os teus planos por causa disso? Se calhar o teu objetivo não é a tua prioridade!

5º Falhar acontece

Falhaste o plano? Não desistas, é normal...até o Governo falha todos os anos o Orçamento Geral do Estado!
Que isto não sirva de desculpa....o plano é para cumprir. Mas se falhares alguma meta intermédia, é humano. Os melhores gestores do mundo também falham. O importante é perceberes porque é que falhaste, ver se há algo de errado com o plano ou se foi uma vicissitude da vida!

6º Comemora as conquistas

Sempre que cumprires um objetivo intermédio, mima-te! Nem preciso dizer como. Tenho a certeza que sabes...um jantar, AQUELA mala, um fim-de-semana fora...tu sabes...tu mereces!


7º Não sejas perfecionista

Este passo depende um pouco do objetivo, mas o perfecionismo é inimigo mortal de quase todos os objetivos.
Queremos fazer tão bem, queremos que saia tão perfeito que não somos capazes de "entregar" o resultado final.
Isto faz com que não nos proponhamos a fazer algumas coisas, a obter algumas fontes de rendimento, só porque não queremos ser alvo de criticas, ou temos medo de perder, de nos expor...e perdemos....e não atingimos os objetivos...porque somos medrosas...porque não somos valentes, corajosas.
E como apregoamos a quem nos quiser ouvir "Podemos ser tudo aquilo que quisermos ser!".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!