sábado, 10 de dezembro de 2016

Não gosto de dar esmolas, nem no Natal

"És egoista!".  Se calhar sou. Mas não gosto de dar esmolas. Nem em dinheiro e até aquela de "Ah, eu não dou dinheiro mas compro uma sopa, se encontrar um mendigo num café!".
Eu não faço isso.

Sou a mais egoísta e arrogante e pedante das criaturas. Mas não dou.
Acho muito mau e humilhante para quem dá e muito humilhante para quem pede. Não tem que ser assim.
Dar uma sopa não resolve o problema daquela pessoa. Há instituições que o fazem. São poucas? Talvez. Ou talvez não...há é pedintes de mais. Os pedintes deviam pedir uma sopa numa situação de muito grande exceção e sair dessa situação imediatamente.
TEM de haver canas para os ensinar a pescar.
Já fui voluntária numa ONG que "dava canas". No fundo fazia formação de pessoas para as reintegrar na vida em comunidade. Com um emprego ou um negócio próprio. Algumas pessoas conseguiam, outras não.
O processo de apoio, em que as pessoas deviam "depender" da ONG devia ser de poucos meses. Prolongava-se por anos....mas como "por caridade" lhes era permitido que se prolongasse por anos, não chegava a haver força suficiente para começarem a pescar sozinhas.
Ensino tudo, sou mentora, co-investidora em novos negócios, tudo o que precisarem e esteja a meu alcance. Mas não me peçam um pão, para amanhã se humilharem novamente a pedirem outro pão!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!