quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Tempo é um recurso precioso: 4 dicas para viver mais feliz

O tempo é o teu bem mais precioso. Mais do que dinheiro...é o teu recurso mais escasso!
Trocá-lo por um salário baixo é simplesmente um mau negócio....
Arranjas sempre formas de ganhar mais dinheiro. Não arranjas formas de viveres mais anos!

Esta foi a das coisas mais importantes que aprendi na vida. A segunda foi, como fazer com que tenhamos tempo para tudo.

1º Temos tempo para tudo

Sim. Temos tempo para tudo. Queres saber como? Experimenta durante 24 horas, ou 1 semana a, sempre que fores dizer "não tenho tempo para isso", dizer antes, "não é a minha prioridade". Porque é verdade, no limite, se não tivesses mais nada para fazer, tinhas tempo para aquela atividade que te estão a propor. Por isso, se "não tens tempo", não é verdade...simplesmente "não é a tua prioridade". Vais ver que isto é transformador...Para mim foi!

2º Controla o tempo

Como com dinheiro (em que te mandam fazer um "budget") ou uma dieta (em que te mandam contar as calorias), experimenta a fazer aquilo que os consultores chamam uma "folha de horas". Durante o dia planeia o tempo das tarefas que tens para fazer e depois regista o tempo que realmente demoraste a executar cada tarefa....Com o tempo, vai deixar de ser preciso um controlo tão rigoroso...vai-te saindo naturalmente.
Costumo ensinar Time Management aos meus alunos e faço um exercício com eles que se queixam que têm muitos trabalhos e muito que estudar..."Digam-me em que é que gastam o vosso tempo durante a semana?" 10h de trabalho/dia de semana, 8 horas de sono/dia, 3 horas de transporte/dia, n horas de ginásio, n horas de refeições, etc... Façam as vossas contas...a sério. Parem de ler o post e façam as vossas contas e escrevam as atividades que fazem numa semana.
Agora somem tudo.
NUNCA ninguém chegou às 168 que temos na semana. Porquê? porque onde gastamos realmente muito tempo é no "engonhanço"...chegamos a casa, estamos 5 minutos no FB, que de repente é meia-hora. Vamos tomar café, que entretanto se transforma em 20 minutos de conversa, vamos às compras (que é só uma mala, porque precisamos mesmo, entenda-se!), e de repente estamos 2 horas na rua... (homens igual - vão comprar pilhas para o relógio e...3 horas depois aparecem com o Apple Watch)!

3º Tem tempo para te divertires

Para "gastares" o mínimo de tempo possível a trabalhar tens de estar concentrada. Por isso, ou te divertes ou trabalhas. Por isso, se é para te divertires, assume e aproveita. Sem culpas. Sem ficar com aquela sensação de "Vou responder a estes eMails, mas deixa-me ver a "Good Wife" ao mesmo tempo, porque não quero perder o episódio!"...A televisão já "anda para trás"...vês depois! Ou então, vê o episódio ou sai com os amigos, sem culpas, e depois em 15 minutos respondes ao chato do chefe, que não devia andar a mandar mails a esta hora....

4º Sem e-Mails

Eu não sou santa! Sim, também começo o dia a responder e a ver eMails. Mas imponho-me um tempo razoável para o fazer - 30 minutos (cada um sabe de si....). A seguir, ou me divirto, ou me ponho a ser produtiva. 8 horas a responder a eMails não é trabalhar...é responder a eMails. "Ah, mas o meu trabalho é assim!"
Quando é que pensas e analisas tudo o que estás a responder? Deves ser um "jogador de meio-campo" (apanhas a bola de uns para atirar aos outros) e não estás aí a fazer nada....Desculpa...é o que eu penso das aves raras que tentam justificar o seu salário da profissão de respondedoras de eMails!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!