quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Começar o ano com ideias de Negócios #1 Imobiliário

Vou começar uma série de posts de "Começar o ano com ideias de negócios"
Os negócios podem ser de qualquer uma das categorias:
1. como #investidora
2. como #empresária
3. como #empreendedora
4. como #biscate (para não te chamar "biscateira", que pode ser mal-interpretado)
Ontem disse-te que andei a escolher ativos, por isso, vou começar a série com uma ideia de #investidora.

Primeiro vamos a começar pelo ativo. Não...não fujas já...não vou dar aulas de contabilidade...se fosse, até eu fugia...mas vamos simplificar: aqui um ativo não é a tua casa (mesmo que seja tua e não seja alugada). Não é o teu carro (mesmo que seja teu). Ou seja, aqui o conceito de ativo não tem nada a ver com contabilidade. Vamos considerar (ou chamar) um ativo, qualquer coisa que tenhas e que te gera dinheiro/rendimento.
A tua casa (onde moras)...não é um ativo: ou seja não é fonte de receitas...é fonte de despesas. E a minha...oh meu Deus...falemos de coisas melhores!

Como #investidora, o ativo que te é mais fácil de compreender, e por isso elejo como a primeira ideia de negócios é o Imobiliário.

Ai, ai, ai, ai, ai...já estão as comadres! "Deves estar ché-ché!..eu mal posso com as prestações da casa onde moro...!!!".
Eu já te dei aqui pelo menos dois exemplos de que se pode começar com pouco (ou nenhum dinheiro). Vê a minha história aqui, em que comecei por alugar um quarto enquanto estudava, podes fazer o mesmo. Podes começar por alugar uma garagem, uma arrecadação, um anexo...quando mudas de casa, pode ser um pretexto para conseguires, com algum esforço, manter a casa antiga e rentabilizá-la antes de comprares uma nova!
Depois se tiveres algum dinheiro para investir, podes começar por comprar casas mais baratas e remodelar (analisa se são um bom investimento - geralmente nos centros das cidades são mais fáceis de arrendar), analisa qual o valor das rendas na zona e tem atenção também os custos inerentes às escrituras, seguros, condomínios, IMI (podes ter redução se a casa for arrendada), obras de manutenção e algum mês que tenhas que a casa fique parada (sem estar arrendada).

Pode custar um pouco a começar, mas há grandes fortunas feitas no imobiliário Aqui o dinheiro trabalha literalmente para ti!

1 comentário:

  1. Eu gostava de ter o meu próprio negócio. Mas não é nada fácil.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!