segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Porque é que uns são e outros não?

Há artistas que são "pudim instantâneo": resultado de uma discográfica que produz, e diz o que devem vestir e cantar, e diz o que dizer e dançar e o que devem gostar e o que devem não gostar...
Justin Bieber

Depois há os artistas que quer gostemos ou não, são fenómenos instantâneos e sem perceber a grande diferença de qualidade, nos perguntamos por que é que aqueles se tornaram célebres e outros (às vezes até melhorzinhos) não.
O Justin Bieber, Justino Castor (beaver=castor), como é amigavelmente conhecido cá em casa...(e pela alcunha, podem compreender que sou quase fã!) é um desses fenómenos. Antes de se armar em idiota e por tudo a perder...

Mas vamos analisar o processo de explosão mediático do miúdo...Quanto mais mediático, mais famoso e mais conhecido. Quanto mais conhecido, mais aparecia nos media do mundo inteiro.

Nasceu em 94 (o que eu já fazia em 94!!!!)...Em 1999 postou os videos no Youtube, como milhares de miúdos o fazem, foi visto por Scooter Braun que o agenciou e o levou a gravar um disco. Até aqui teve "aquela" estrelinha. Teve sorte! Mas quantos miúdos não têm esta oportunidade, e depois não são estrelas nenhumas.... Nesse mesmo ano lançou 4 singles e 1 album. TODOS entraram nos TOPs canadianos. Algo inédito no mercado da América do norte!
E isto não foi porque o tipo o encontrou e o agenciou, nem porque ele teve um paizinho a pô-lo nas play-list das rádios, mesmo tendo letras de músicas asquerosas, nem porque tinha uma maezinha que era atriz!

Porquê o Justino Castor e não os outros (vamos imaginar que estamos na fase em que ele ainda não tinha estragado tudo e tornado-se escandaloso!)?

1. Conhecimento do que vendia

O miúdo canta bem. Não é um Pavarotti. Mas não desafina. Já cantava na escola, tinha literacia musical. Tocava guitarra, bateria, piano e trompete.
Não  era exatamente um miúdo que queria ser conhecido e pôs-se a colocar umas coisas no Youtube.

2. Interpreta, comunica o produto

Ele dança, e mexe-se bem...mas principalmente, ele atua em palco. Ele interpreta um personagem. Comunica oral e corporalmente quando está a atuar.
Nem todos os artistas conseguem fazê-lo.

3. Cliente identifica-se

Os fãs identificam-se com ele. Não sendo extravagante, era o miúdo cool da escola. Não criou uma moda nova, mas andava de skate, vestia-se de uma forma fashion, como o miúdo cool da escola que as miúdas gostavam. Era bonito, fofuxo, simpático, inteligente.

Depois houve um dia em que a história que tinha tudo para dar certo começou a descambar totalmente.
Mas faz sentido pensarmos que não é preciso sermos assim tão diferentes. Ele alcançou o topo porque conhecia bem o que vendia, comunicava bem o seu produto e fazia os fãs a identificarem-se com ele!


Como exercício, podem fazer uma análise semelhante com os D.A.M.A...

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