sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Começar o ano com ideias de Negócios #2 Louis Vouiton ou ETF's

Ainda na linha de #investidora, podia começar hoje a falar de ações....podemos falar um dia destes....
Quando te começar a falar de ações, vais dizer-me que:
- Que não conheces o mercado
- Que não sabes em que empresas investir
- Que não sabes quando comprar e vender
- Que não sabes analise técnica nem fundamental
- Que não conheces a linguagem do mercado
Neverfull
Neverfull Louis Vuitton

Então vou apresentar-te algo, como se fosse a tua Neverfull da Louis Vuitton ("LV") do investimento (aquela básica que nunca sai de moda e serve para todos os modelitos - até de fato-de-treino fica bem!). Houve quem pensasse nisso por ti. E em vez de investires em ações, podes investir noutra coisa.
Em vez de lhe chamares "LV", chama-lhe ETF (Arghhhh! nome horrível!). O que comprarias era uma "LV" cujo valor subia ou descia tal como o mercado subisse ou descesse.
Qual mercado, perguntas tu? Pois depende da " LV" que escolhesses.
ETF quer dizer em financês "Exchange Trade Fund". Não é mais que um fundo. A maioria dos quais replica um índice (seja de ações, obrigações, ou outra coisa qualquer).
Os índices podem ser o S&P500 (US), o Dow Jones (US), o Nasdaq (US), Niqquei (JP), FSTE (UK), etc, etc, etc.
Se verificares, os índices, no longo prazo, todos eles têm crescido. Ao replicarem os "donos do ETF" pretenderam replicar esse crescimento.
Por isso, investir em ETFs têm várias vantagens:

1º Podes escolher o produto

Podes escolher um ETF sobre ações, obrigações, commodities (ouro, petróleo, laranjas - sim laranjas!)

2º Podes escolher o mercado

Podes investir numa região ou num país, ou em vários (ex. um ETF americano, ou da Ásia, ou Europeu, ou de Amesterdão,...)

3º Diversificação 

A diversificação já está no próprio ETF que compras, por isso, basta comprares 1 tipo de ETF para teres alguma diversificação.

4º Facilidade de transacionar

São muito rápidos e simples de transacionar. Têm cotações permanentes, permitindo inclusive ganhos intra-diários.

5º São de baixo custo

Os ETF têm custos de transação tendencialmente bastante baixos. E se enquanto num banco comercial, com muitos balcões físicos e transações ao balcão, ou ETFs de gestão Ativa, estes custos podem ser mais elevados, se escolheres corretoras, ou se quiseres ser menos arrojada, escolheres bancos on-line, estes custos podem ser muito baixos. Além disso, o risco não está associado à Instituição Financeira que escolhes, pois são uma carteira. Mesmo que a instituição vá à falência, estes títulos não são da instituição e podem ser transferidos para outra.

6º Outros rendimentos 

Além do rendimento do ETF, no caso de ETF em ações, ainda obtens o rendimento associado aos dividendos das ações subjacentes.

Tens também riscos, não há que esconder....agora...não uses os riscos como desculpa para não fazer nada, ficar agarrada à saia da mamã e dizer...."Ah, continuo a trabalhar das 9h às 5h, com um salário miserável e um chefe insecável, com risco de ser despedida amanhã....mas não posso correr riscos!"...

1º O mercado sobe e desce

Por isso, prepara-te para que há dias em que ganhas e outros em que perdes...sem stresses. O que importa é que os dias em que ganhas sejam mais e em bem maior volume. Já te disse noutros posts a "minha" estratégia...mas é muito minha...tu faz o que quiseres...eu não me permito perder mais de 5%. Se perder mais de 5% vendo e passo para outra....e não tenhas medo de vender...quando vires que começa a entrar no marasmo que não estás a ganhar o suficeiente, vende!

2º Liquidez

Se escolheres ETFs sobre índices/bens "esquisitos" é provável que quando os quiseres vender não haja quem os queira comprar (ETFs com pouca liquidez). Pelo que te aconselho a escolheres ETFs sobre índices conhecidos.

3º Comissões ocultas

Garante que escolhes um ETF low cost. Isto é um ETF é um ETF. Não tem ciência. Por isso, não tens que pagar comissões que não são claras e definidas à partida....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!