sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O meu amigo Cartão de Crédito!

Tenho pena dos cartões de crédito. São tratados sempre de uma forma injusta.

Por um lado há quem se venda por um bom cartão de crédito sem limite! Para quê ter dinheiro, se tiveres um cartão de crédito? É usado desmesuradamente, como se se tratasse de nada...como se nem dinheiro fosse...é caso para dizer... é tratado abaixo de dinheiro!
Por um lado há quem os ache fonte de todos os males - fonte de ruína e de dívidas.
Conclusão o cartão de crédito é sempre um incompreendido, quando é só um plasticozinho.

Uns mais giros, outros mais horrorosos (já viram os novos de um Banco público que anda por aí? Parecem desenhos feitos pelo meu filho mais novo...uns rabiscos na carteira! - pura arte!!!!).

Estou quase a lançar o movimento "Viva o Cartão de Crédito!".

Aquele plasticozinho feio ou mais bonitinho dá-me imenso jeito em muitas situações...nunca me pôs em apuros. A questão é: tens de saber usá-lo.
Ensinam-te a usar o PIN e a assinatura, mas não te ensinam a usar o cartão...devia ser uma espécie de carta de condução. Dão-te um Ferrari para as mãos e depois não te ensinam a usar o acelerador nem o travão....às tantas, estampas-te!

Como é que eu uso o cartão de crédito?

Com as menores anuidades

De preferência anuidade zero, ou a fazer parte de um pacote qualquer. Ou então não quero. Há cartões no mercado que podem ou não ser do teu banco, que cobram na tua conta que têm anuidade zero. Então porquê pagar? Eu pago por uma Michael Kors, por um lenço Hermès porque gosto. Mas não pago anuidades.

Pagamentos a 100%

Quando preenches os formulário dos cartões é frequente vir "por defeito", pagamentos a 20%, ou 50%, ou outra percentagem qualquer. Quando optas por não pagar tudo, entras numa embrulhada...não pagas tudo no final do mês, começas a pagar juros do que ficaste a dever (que o banco nem te diz....perdão...diz, mas em letrinhas muito pequeninas).
Sabes quanto cobra um cartão de crédito? lá para os lados dos 20%....Querida...por 20% eu exigia que me emprestassem dinheiro, estendessem uma passadeira vermelha para eu passar, me oferecessem cafezinho e champange de cada vez que eu tivesse a infeliz ideia de passar numa agência (ah! e ofereciam-me uns sapatinhos Luís Onofre no meu aniversário!).
Por isso, pagamento só a 100% no final do mês. Não há outra opção. Se há, é como se não houvesse.

Pagamentos para a net ou no estrangeiro

Os cartões de crédito são hoje em dia praticamente essenciais para compras na net e no estrangeiro. Se mesmo assim achas que não consegues controlar, opta antes por cartões pré-pagos. Funcionam na net tal como os de crédito. Basta serem da rede.
No estrangeiro, os cartões de débito também funcionam.

Saldo em dívida do cartão

Eu não me baralho muito nas contas e tenho a capacidade de controlar o valor que que vou gastando no cartão de crédito. Por isso, uso mais do que só na net e no estrangeiro, porque na altura do pagamento do cartão de crédito sei, muito aproximadamente o valor que vai "cair" na minha conta. Mas se tens dificuldade, consulta o saldo em dívida do teu cartão...hello! não tem que ser uma surpresa. Tens essa opção no homebanking!

Programas de fidelização

Não...é das piores desculpas que eu já ouvi para ires gastando descontroladamente, numa de ires ganhando milhas, pontos, cashback...mas é uma desculpa imaginativa....! Os Programas de pontos foram feitos para isso. Para te fazerem comprar mesmo o que não queres.
Não faz mal nenhum usares pontos, milhas, descontos, tremoços ou cascas de cebola que tenhas ganho com os cartões. Agora, não compres porque vais ganhar pontos...acredita...TU compras...pensa bem se nunca pensaste: "Ah...isto depois até me dá 500 pontos, que dá para ir ao cinema".....arghhhhhh pensamento pobrezinho!!!!

Cartão para emergências

Queriduxa...define emergência. Não. Errado. Aqueles sapatos liiiiiiindos não são uma emergência. O vestidinho para aquela ocasião especial não é uma emergência...resumindo...emergência devia ser quando fosse assaltada, roubaram-te todos os outros cartões e sobrou-te o cartão de crédito (nunca acontece porque tens todos na mesma carteira...outro erro!). Nesse caso sim, pagas com o cartão de crédito. Mas vais continuar a pagar tudo a 100% no final do mês...
Lembra-te 20% só com passadeira vermelha e champagne!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!