segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Começar o ano com ideias de Negócios #6 Bitcoins

Hoje vou falar sobre investir em Bitcoins!
Antes de entrares em qualquer negócio, deves pesquisar um pouco sobre ele.
Este post é apenas para te dar a conhecer alguns pormenores e "abrir o apetite" à curiosidade sobre algo relativamente novo. Mas se queres realmente investir neste negócio, deves pesquisar um pouco mais.
Bitcoin

Bitcoins é apenas uma moeda.
A Europa tem Euros (EUR), os EUA têm Dólares (USD), a internet tem uma variedade de moedas virtuais. A mais conhecida são as Bitcoins (BTC). Ao contrário de moedas como o Euro ou o Dólar, a Bitcoin não é regulada por nenhum Banco Central.
Teoricamente, o propósito desta moeda "da internet" seria comprar bens e serviços on-line.

Já há muitos países em que as lojas físicas aceitam Bitcoins. Como são trocadas diretamente e não há bancos Centrais, as taxas de conversão das moedas são menores e até pode ser uma boa alternativa quando viajarmos para países fora da UE (quem sabe um mini-apaziguamento do Brexit?).

Atualmente está a cerca de 800 USD mas há quem expecule que chegue aos 1000 USD em 2017 (vale o que vale...eu também posso dizer que a minha fotografia vai valer isso em 2017 e não é por isso que toda a gente vai começar a comprá-las!).

Para começar a investir tens de fazer o download de uma carteira de Bitcoins (a Bitcoin Wallet), que funciona como uma carteira física - é onde são armazenadas as tuas Bitcoins. É usada para receber e enviar pagamentos em Bitcoins. Recebes ou fazes pagamentos através de endereços únicos de internet. Em vez de nomes de utilizadores ou números de contas bancárias, como estavas habituada, tens endereços de internet.

Cada vez que um utilizador A transfere Bitcoins para um utilizador B, a transação é registada numa block chain. Esta informação é pública e confirmada por miners.
Miners são utilizadores independentes, que utilizam software para verificar estas transações. Há milhares de miners  (pessoas físicas, independentes) a verificar constantemente estas transações. Funcionam como segurança destas transações porque se controlam mutuamente, não permitindo transações falsas, duplicadas.
O sistema (em open source - software aberto) tornou-se tão seguro que nunca falhou desde que está a funcionar (2009) e está a ser equacionado ser usado por empresas como a Microsoft.

Perguntas tu....mas eu transfiro dinheiro para um endereço de link? Isso é seguro? Sim. É. Algoritmos de criptografia desenvolvidos recorrentemente por vários intervenientes garantem que ninguém tem acesso à chave criptográfica. Ninguém...absolutamente ninguém consegue desencriptar as mensagens e as chaves, nem aceder às carteiras sem a respetiva carteira e password (parecido com cartão e respetivo PIN, mas em mais complexo).
E se eu perder a carteira ou a password?...Por é querida...é melhor que não percas!

A Bitcoin não é emitida por nenhum banco central. É gerada pelos miners e todos os anos é libertado um pouco mais da moeda, mas em porções cada vez menores todos os anos (cerca de metade relativamente ao ano anterior). Há um limite máximo de €21 milhões de Bitcoins que poderão ser emitidos até 2040. Sendo que havendo escassez relativamente à crescente procura, e não havendo possibilidade de emitir mais (o que lhe viria a diminuir o valor) tem havido uma pressão para aumentar o preço das Bitcoins.

Como adquirir Bitcoins?

Os miners podem gerar Bitcoins. Mas neste caso, é necessário conhecimentos especializados (IT) para o fazer.
Outra forma é comprá-las. Em sites especializados. Os mesmos que depois poderás recorrer para vender as mesmas Bitcoins quando assim o entenderes.

Hoje em dia já há muitas lojas on-line e até lojas físicas (que eu tenha conhecimento não há lojas físicas em Portugal - para ser justa acho que dá para trocar no cinema do Saldanha...) que recebem pagamentos em Bitcoins. Mas há um ATM no Saldanha Residence que permite o levantamento de Bitcoins em Euros - não aconselho porque te leva 3% e ainda precisas de esperar pela validação dos miners para levantar o dinheiro o que pode demorar um bocadito (20 minutos!!!)...é uma experiência engraçada, só pela experiência.

1º Passo é fazer login e criar a carteira


Há muitos sites onde podes adquirir a tua carteira no KrakenBitcoin.de ou BTC-e (há muitos mais...). A Blockchain pode ser acedida em português (mas as transações são em dólares).
A carteira será um código alfa-numérico (composto por letras e números) ou um QRcode, para onde vais receber as tuas Bitcoins. É como se fosse o número da tua conta.

2º Transferir Euros para a carteira

Tal como qualquer transferência pode ser feita on-line, segundo os requisitos de cada site. Cuidado se estás a transferir para um site em Euros ou em Dólares. Se estás a transferir para Dólares, estás sujeita, obviamente às taxas de câmbio e de transferência.

3º Colocar a ordem de compra

Cuidado, mais uma vez, que as Bitcoins podem estar em Euros ou Dólares. Dás o teu lance, i.e., propõe-te a comprar Bitcoins a determinado preço e esperas que alguém esteja disposto a vender a esse preço. Hoje uma Bitcoin custa cerca de 760€. Para as Chics que ficaram escandalizadas quando falei das Apple a 180 USD, fica calma...podes comprar frações de Bitcoins (0,1 ou 0,002184 Bitcoins, por exemplo).

4º Espera que valorizem

É uma questão de acompanhar a taxa de câmbio...

5º Vende as Bitcoins e transfere novamente para Euros

Ou então usa as Bitcoins em compras on-line ou em compras físicas (principalmente fora de Portugal). Sabias que já foi comprada uma casa com Bitcoins?

2 comentários:

  1. Afinal as acções da apple até são baratinhas :)
    Mas cuidado com a potencial desvalorização cambial, e custos de manutenção de contas em usd.

    ResponderEliminar
  2. Afinal as acções da apple até são baratinhas :)
    Mas cuidado com a potencial desvalorização cambial, e custos de manutenção de contas em usd.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!