segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

"Não tenho tempo para começar o meu negócio!" - 8 Dicas para ajudar

Hoje de manhã uma amiga queixava-se que estava atarefadíssima com o trabalho, que não tinha tempo para nada, porque tudo era muito intenso.
Há dois dias ouvi outra amiga dizer que "investes na bolsa porque tens tempo para isso!". No final da semana passada, ainda outra amiga (começo a perceber que tenho amigas ocupadas demais!) me dizia que gostava de ter um negócio além do seu trabalho, mas que não tinha tempo.


Acredita, eu sei o que é ter uma ocupação, emprego que te ocupa 12 horas por dia. Sei o que é ter, o que eu chamo "o 2º turno", que é chegar a casa e ter filhos que têm que tomar banho (convém...para o bem da fragrância ambiental cá em casa....) e têm que jantar e fazer trabalhos de casa.
Mas também sei que, o que não faço é porque não é uma prioridade para mim! É uma questão de te focares no que é realmente importante:

1.Não tenho tempo ou não é prioridade

Sempre que disseres "Não tenho tempo para alguma coisa", experimenta a dizer antes "Esta coisa não é a minha prioridade". E verifica se o resultado é o mesmo. Se for...tudo bem...não é mesmo!
Eu não faço tudo o que imagino...e sou uma miúda muito imaginativa...simplesmente ou é prioridade e vou investir tempo em alguma coisa e focar-me nela. Ou simplesmente não invisto um minuto sequer.
Há uns anos, quando estava a tirar o mestrado havia a possibilidade de tirar uma certificação profissional internacional. Na altura, a trabalhar, a tirar o mestrado, e não sendo a certificação o meu principal objetivo de vida, não investi um segundo do meu precioso tempo a pensar em tal coisa. Ou é uma prioridade e se investe tempo, ou não é prioridade e não se investe um segundo.

2.Foco

Se estou a escrever o blog, estou a escrever o blog. E não perco mais do que o tempo que defini para escrever cada post. Não perco tempo a ver eMails, a olhar para o Facebook, a tomar cafezinho. Não tomo cafezinho? Claro que tomo...mas na hora de tomar cafezinho. Não vejo eMails. Vejo. Mas não tenho alertas de chegada de eMails. Vejo normalmente de manhã, a meio da manhã à hora de almoço, a meio da tarde e ao fim da tarde. O resto do tempo estou focada nas minhas tarefas. E mais. Uma tarefa de cada vez. Não estou a fazer uma coisa a pensar na seguinte.
Se tiro o dia para não fazer nada, é para não fazer nada...não é para estar de férias agarrada ao telemóvel, a fingir que estou de férias. Nem estou a trabalhar agarrada ao Facebook, a fingir que estou a trabalhar. Ou é carne, ou é peixe!
E não me venhas com a desculpa que o teu emprego não dá. Porque a maior parte das vezes, és tu que te achas a "última bolacha do pacote" (a maior parte das vezes está partida!) e achas que no teu emprego nada funciona sem ti (se calhar tens medo que percebam que aquilo até funciona sem estares lá...!).

3.Valorização do tempo

Eu valorizo demais o meu tempo. É a única coisa que não posso comprar. Pronto, a saúde também não. O tempo que uso para meu belo prazer é tão importante como um projeto próprio.
Se o teu chefe te desse uma nova tarefa a mais também a "encaixavas" ao longo do dia, não "encaixavas"? Porque não trabalhar para ti, naquele projeto especial, chegando 1 hora mais cedo ao escritório? Ou cumprindo um horário religiosamente em casa para trabalhar nesse projeto?

4.Fatias de tempo

O meu tempo não é gerido aos meios dias: do género, de manhã faço isto, à tarde faço aquilo. Nem às horas. O meu tempo é gerido às meias-horas (o meu sonho era gerir o tempo aos quartos de hora....mas ainda não consigo). Ou seja, amanhã eu até posso demorar 3 horas a almoçar com uma amiga, se me apetecer. Mas reservo todo esse tempo para o almoço. Sei o que faço das 7 às 7:30, das 7:30 às 8:00, das 8:00 às 8:30....etc. até ao fim do dia! E não mudo. E quem me conhece sabe que não chego atrasada a lado nenhum!....(tem de haver um maremoto em Lisboa para eu chegar atrasada a algum lado!!!).

5.To-do Lists e Agendas

Eu gosto de to-do lists! Mas sempre que não acabo uma to-do list no dia não fica no montinho de papéis a "poluir" a secretária...nem no montinho de post-its que se perdem e acabam "em lado nenhum". Se não foi acabada hoje, todas as tarefas da to-do list vão ter um dia e uma hora específica para serem tratadas durante a semana. Senão, não são feitos e acumulam-se, e esquecem-se as tarefas!

6.Reuniões

Fujo de reuniões como "o Diabo foge da Cruz"...há algumas que não consigo evitar. Mas quando tenho influência na situação já implementei as políticas de porta aberta (a porta do meu escritório está sempre aberta, e toda a gente tem o meu telemóvel/Whatsapp/Basecamp - têm dúvidas? perguntam e acabou-se o assunto); as 10 minutes meetings (reuniões que não podem demorar mais de 10 minutos - é para decidir, ao fim desse tempo eu levanto-me e saio); as stand-up meetings (as reuniões acontecem em salas sem cadeiras, para o pessoal se cansar e acabar mais cedo) e quando é para discutir assuntos em que imagino que possa demorar um pouco mais, agendo reuniões para o 12:00 (para que a discussão não dure muito - o pessoal fica com fome!). Se passas o dia em reuniões, quando é que tens tempo para trabalhar?

7.Avé Delegar

Quem me conhece sabe que eu brinco com a máxima de "Eu não gosto muito de trabalhar!". Mas a verdade é, eu gosto de sentir que sou produtiva e que estou a fazer a diferença. Se acho que estou a fazer melhor que os outros, faço! Quando os outros podem fazer por mim, delego! Sempre que não posso delegar, preparo os outros para que da próxima vez possa delegar! Não é por outra pessoa conseguir fazer o que eu faço me vai fazer sombra. Antes pelo contrário. Se a minha equipa crescer e evoluir, eu cresço e evoluo. Por isso, delegar, delegar, delegar!

8.As manhãs

Sempre fui uma morning person. As manhãs para mim são bem mais produtivas. Os meus trabalhos mais importantes são agendados para de manhã. Até são despachados mais rápido. Sou mais eficiente assim. Tu também te conheces. Sabes como é que resulta melhor contigo. Se trabalhas melhor à noite, em vez de teres o teu side project logo de manhã, porque não trabalhares nele às 10 da noite, quando já todos estão na cama e a calmaria volta à casa? Tu é que te conheces.

Mas foca-te, não percas tempo em coisas inúteis e atinge metas! Não inventes desculpas!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário!